Observatório
- Indústria
- 12 de jul. 11
Variação dos preços de calçados no Brasil ? IPCA
Dentre os itens apresentados, o sapato feminino apresentou a maior variação no mês de maio (2,81%)
O IPCA e o INPC são índices que indicam as variações que tem ocorrido nos preços dos calçados vendidos no varejo. O objetivo destes indicadores é acompanhar a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias. Cabe à empresa analisar se o seu preço de venda ao lojista também sofreu estas mesmas variações. Neste documento os principais resultados evidenciados para o mês de maio de 2011 foram: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA do mês de maio teve variação de 0,47%, ou seja, os preços subiram, em média, este percentual. Ao se analisar o conjunto de calçados e acessórios, observou-se um aumento de 0,97%, os sapatos femininos, especificamente, tiveram uma alta de 2,81% acima das médias citadas.
Dentre os itens apresentados, o sapato feminino apresentou a maior variação no mês de maio (2,81%), seguido pelas bolsas (1,11%). Esta variação pode ser um reflexo da entrada dos produtos de inverno nas lojas, que, normalmente, são mais caros.
No conjunto de calçados e acessórios o destaque foi para o sapato feminino, que teve um aumento de 6,62% nos preços. Em seguida, destacam-se a sandália e o chinelo feminino, que aumentaram os preços em 3,61% e a sandália e o chinelo masculino, com 3,55%.
Quanto aos índices regionais do acumulado no ano, para os calçados femininos o maior foi registrado no Distrito Federal (15,38%). O valor ficou bem acima da média do registrado pelo conjunto calçados e acessórios (2,9%) e acima da média nacional para o item sapato feminino (6,62%).
Estes dados revelam que os preços dos calçados femininos têm aumentado mensalmente, porém, em algumas regiões, os preços têm apresentado um aumento abaixo da média. Constatou-se que há diferenças expressivas entre a variação dos preços, tanto por região analisada, como por tipo de calçados. Vale conferir e analisar os dados das regiões atendidas por sua empresa.