Educação
Empreendedora
Educação empreendedora desenvolve pessoas para o empoderamento, atitudes e mentalidade do empreendedorismo.
A educação empreendedora cada vez mais se torna uma necessidade, com uma demanda grande por profissionais que possuam competências reforçadas e capacidade para tomarem iniciativa e inovarem. Educação empreendedora é voltada tanto para os objetivos individuais quanto aos coletivos. É guiada pelo desenvolvimento de novas aprendizagens, coletividade e ajuda o estudante a se autoconhecer, assumindo uma posição proativa em determinada situação.
Com a visão dos pilares educacionais, o Sebrae pretende contribuir para dar um (re)significado às práticas educativas, a partir de uma perspectiva mais ampla que inclui, para o empreendedor, a autonomia para aprender, para desenvolver atitudes e atributos essenciais e demonstrar competência na gerência de seus negócios.
Aprender a conhecer
É importante que a ação de aprender seja algo prazeroso para aluno
Descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que ele seja perene. Que valorize a curiosidade, autonomia e atenção.
Aprender a ser
É perceber a si mesmo a sua interação com os grupos
Compreender valores, crenças, inclinações e potenciais criativos, atitudes, sentimentos, imaginação humor e arte.
Aprender a conviver
Saber conviver produtivamente com outras pessoas, respeitar e valorizar a diversidade de conhecimentos e experiências
Trata-se de compreender os outros, desenvolver a percepção de interdependência, administrar conflitos e ter realização também no esforço comum.
Aprender a fazer
É a prática! Aplicação na realidade, mediante capacidades, habilidades e transferência
Saber articular os saberes integrados em diferentes contextos para a busca de soluções, desafios e situações cotidianas extraordinárias.
Iniciativa, persistência, comprometimento são apenas algumas das competências do empreendedorismo! Elas serão cada vez mais aprimoradas a medida em que você participar ativamente do processo educacional entendendo o mundo dos negócios.
-
Professores, para o estímulo de desenvolvimento das competências empreendedoras é primordial a valorização da realidade do estudante, do seu contexto, desafios e oportunidades.
-
Ser empreendedor é, acima de tudo, ser um realizador! Alguém que coloca em prática novas idéias através da combinação de criatividade, planejamento, persistência e comprometimento."
Emprender
é trabalhar com busca de informações, oportunidades, iniciativa, planejamento e principalmente estabelecimento de metas.
A proposta de Educação Empreendedora do Sebrae promove o desenvolvimento de competências empreendedoras e a inserção sustentada no mundo do trabalho. Trata-se de uma situação que prioriza o equilíbrio entre o “querer fazer” e o “reunir as condições para poder realizá-lo
Baixe os guias dos novos empreendedores
Baixe o pacote de guia completo com dicas para o empreendedorismo