Observatório
- Comércio
- 12 de jul. 22
Sucessão familiar: a empresa na próxima geração
O principal desafio da sucessão familiar é garantir uma continuidade saudável da empresa. Para isso, o empreendedor precisa realizar um plano sucessório eficaz, que envolve a preparação dos próximos profissionais. Confira neste relatório de inteligência como elaborar o plano para seu negócio!
Ao abrir uma empresa familiar, o empreendedor é movido por diversos sentimentos – a motivação de realizar um sonho, de prover as necessidades da família, a liberdade financeira, a vontade de contribuir com a sociedade, entre outros. Porém, ao tomar essa decisão, que impactará a vida tanto de familiares e de empregados quanto da comunidade ao redor, é importante não apenas planejar o presente e o futuro próximo, mas também ter uma visão de longo prazo para que o negócio continue rentável por muitos anos.
E para que a sucessão familiar aconteça, a maioria das pessoas segue princípios básicos, como elaborar um plano e definir um bom modelo de negócios. Contudo, para que essa empresa tenha sucesso durante muitos anos, é necessário que o empreendedor pense adiante: ao se aposentar, ou caso algum incidente aconteça, quem será a pessoa a tomar a frente do negócio? Para isso, é de extrema importância elaborar o plano de sucessão.
Este relatório de inteligência vai abordar:
- Panorama das empresas familiares brasileiras;
- Principais desafios na sucessão familiar e como superá-los;
- Como elaborar um plano sucessório;
- Ações recomendadas para ter sucesso em seu negócio.