Observatório
- Indústria
- 23 de mai. 11
Responsabilidade social e ambiental: Casos de empresas
Algumas empresas de calçados têm lançado produtos ecológicos que são confeccionados a partir de materiais de fontes renováveis e biodegradáveis
As empresas calçadistas cada vez mais tentam minimizar o impacto ambiental de suas produções e transmitir ao mercado a imagem de uma empresa com responsabilidade social e ambiental. Por causa disso, algumas empresas de calçados e fornecedores têm aplicado uma política de sustentabilidade. Empresas de todos os portes têm desenvolvido e divulgado estas práticas, como, por exemplo, a Piccadilly, que tem um programa de sustentabilidade que procura desenvolver ações sociais e ecológicas. Através desse programa, foram lançados calçados e bolsas ecologicamente corretos, o que atraiu novos públicos, como os vegans (pessoas que não comem nada de origem animal).
Quanto à responsabilidade social, pode-se citar a marca Priscilla Andrade que, em conjunto com a Fundação Ecoestilo, terceiriza a costura e a aplicação de pedrarias, cumpre com o seu papel de responsabilidade social e, provavelmente, reduz os custos da empresa.
Algumas empresas de calçados têm lançado produtos ecológicos que são confeccionados a partir de materiais de fontes renováveis e biodegradáveis, o que cumpre com a responsabilidade ambiental e diminui os custos, devido a redução de resíduos. A partir dos casos aqui apresentados é possível obter idéias de ações que podem ser empregadas pelas empresas calçadistas - ações que envolvem mais criatividade e iniciativa do que investimentos financeiros. Porém, não basta fazer, é preciso comunicar!