Observatório
- Indústria
- 29 de ago. 12
Região Nordeste: Cidades com melhor potencial de consumo de calçados em 2012
A região Nordeste é a segunda maior do país em potencial de consumo, de acordo com dados do IPC Marketing
Nesse relatório, são analisados os mercados de cada um dos estados da região, considerando classes sociais e o segmento de produtos na linha de calçados.
O maior estado com potencial de consumo na região é a Bahia. Além de responder por 4,85% de tudo o que é consumido no Brasil, mais de 28% do consumo nordestino está concentrado no estado.
Pernambuco e Ceará também são mercados importantes na região. Em torno 19% do que é consumo no Nordeste é em Pernambuco e o Ceará responde por 16,11% do potencial do consumo nordestino. As capitais em todos os estados são as principais cidades consumidoras.
A recomendação para a definição de mercados prioritários deve estar concentrada nesses três primeiros estados, que juntos concentram mais de 60% do consumo nordestino. O documento que se segue também considera que a região Nordeste é sempre um desafio por ser uma região ampla, com muitos municípios e com consumo pulverizado, indicando que o esforço comercial deve ser ampliado para cobrir toda a região.
Se for considerado os segmentos de produtos especiais para a região, é preciso analisar em primeira linha os calçados femininos e tênis, depois calçados masculinos, bolsas e calçados infantis. Já na análise de classes sociais, a classe C possui maior potencial de consumo e os esforços podem ser concentrados na categoria de calçados femininos: sandálias/chinelos e sapatos.
Confira o relatório na íntegra!