- Agronegócio
- 18 de dez. 12
Qual a melhor opção para armazenagem de mel nas colmeias: melgueiras baixas, sobreninhos ou melgueiras ¾?
A escolha de materiais de campo na apicultura é ponto chave para o sucesso da atividade de produção
Esse relatório apresenta detalhes dos tipos de materiais que podem ser usados para a armazenagem do mel nas colmeias. Para essa armazenagem, existem caixas especiais que são conhecidas como melgueiras ou sobrecaixas.
Existe uma norma da ABNT que padroniza as melgueiras e dentro dos quesitos técnicos é possível conhecer três tipos: melgueira baixa, melgueira¾ e sobreninho.
A melgueira baixa é mais leve que as outras, fazendo com que seu peso final seja facilmente suportado pelos apicultores. Uma desvantagem é a obrigatoriedade do uso de várias melgueiras baixas, em momentos com fortes florações e grande entrada de néctar nas colmeias.
Já os sobreninhos possuem um entrave em relação ao peso, pois são maiores. Mesmo assim, ele facilita o manejo de quadros entre os elementos componentes da colmeia.
As melgueiras 3/4, por exemplo, possuem um tamanho intermediárioe tem se apresentado como a favorita pelos apicultores, pois apresenta peso suportável nessa etapa dos manejos.
Mesmo com todos os detalhes, o relatório ainda salienta que qualquer escolha deverá levar em conta as necessidades de cada apicultor e a região de atuação.
Confira o relatório na íntegra!