- Agronegócio
- 27 de jun. 11
Própolis: definição, composição, produção, manipulação e registro
A produção de própolis, paralelamente ao mel, tem levado muitos apicultores a entrarem nesse tipo de exploração, seja por raspagem, seja por produção
A produção de própolis, paralelamente ao mel, tem levado muitos apicultores a entrarem nesse tipo de exploração, seja por raspagem, seja por produção. A própolis é uma resina vegetal que as abelhas coletam de certas plantas, principalmente das coníferas ou de espécies onde o produto é encontrado na casca, em forma resinosa; em outras, a própolis é encontrada nas gemas prestes a florescer. As abelhas coletam esse material com o uso de suas mandíbulas, com as quais o raspam e o tornam maleável.
O ácido 10-hidroxidecenóico, secretado pelas glândulas mandibulares, facilita o trabalho de trituração e amolecimento da resina, que finalmente é depositada na corbícula (cesta de pólen) presente no terceiro par de patas - isto pode ser realizado com a abelha parada ou em pleno voo. Ela pode levar de 15 minutos à uma hora para encher as corbículas. A extração de própolis das colméias pode ser realizada de forma direta, por raspagem, durante as revisões periódicas. A utilização de formão para raspagem de própolis do alvado, da parte interna da tampa e acima dos quadros, é uma técnica normal realizada pelos apicultores. Uma técnica utilizada para indução da propolização é a utilização de abertura de frestas laterais no centro das melgueiras, com dimensões de 4 x 48cm (por exemplo), onde é inserido um quadro móvel para a coleta da própolis denominado "quadro coletor TP" ou coletor "Tira e Põe".
Outro método comumente usado pelos apicultores, para a produção de própolis, é a tela plástica sobreposta abaixo da tampa. Existe a possibilidade de o produtor comercializar a resina ?in natura" para entrepostos, que irão manipular o produto, transformando-o em extrato de própolis. Há um padrão oficial para o extrato de própolis: trata-se da IN nº 3, de 19/01/2001 do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A produção de resina de própolis, paralela à produção de mel, representa um bom negócio para os apicultores.
Para ter maiores informações sobre própolis, leia o relatório na íntegra.