- Agronegócio
- 02 de abr. 13
Principais produtores mundiais de mel e características produtivas
A produção mundial de mel tem tido ganhos substanciais nos países produtores nos últimos 50 anos
As principais informações sobre os dez países que mais produzem mel em todo o mundo fazem parte do escopo desse relatório. Dados de 2011, da FAO, mostram que a China lidera o ranking mundial com uma produção de mais 445 mil toneladas. O Brasil produz pouco mais de 40 mil toneladas.
Entre as boas práticas adotadas pelos principais produtores está a preocupação em melhorar a genética dos planteis com o desenvolvimento de abelhas produtivas, resistentes às principais doenças e extremamente adaptadas às condições climáticas locais. Além disso, os manejos sanitários são uma constante entre os grandes produtores mundiais de mel.
Outro ponto importante é que nos países que mais produzem mel, é comum o governo está presente, pois entende que o setor possui grande importância para o desenvolvido do país. Dessa forma, desenvolve políticas públicas específicas para o fortalecimento da apicultura, além de estimular a participação de instituições de pesquisa na produção. Com exceção dos Estados Unidos, dos dez países que mais produzem mel no mundo, a maior parte teve ganhos de produção nos últimos anos. Isso devido a vários fatores, entre eles, o uso da tecnologia na produção. A padronização das colmeias também é uma constante. China, Turquia, Estados Unidos e Argentina utilizam material de campo padronizado para alojar as abelhas, geralmente de modelo Langstroth.
Os dados completos sobre a produção mundial e as peculiaridades dos principais produtores podem ser conferidos ao longo deste relatório.