Observatório
- Indústria
- 25 de abr. 11
Práticas de sustentabilidade aplicadas na indústria calçadista
As empresas da indústria calçadista que aplicam essas práticas têm reduzido seus custos de produção e obtido uma melhoria na imagem junto ao consumidor final
O presente relatório apresenta práticas de sustentabilidade ambiental aplicadas na indústria calçadista, servindo como documento de referência para o desenvolvimento de ações individuais e coletivas que visem um processo de produção mais limpo.
As empresas da indústria calçadista que aplicam essas práticas têm reduzido seus custos de produção e obtido uma melhoria na imagem junto ao consumidor final. Nesta linha, foram selecionados casos de sucesso que, aqui, serão apresentados em dois grupos: cases de empresas que estão adotando práticas de sustentabilidade e que estão produzindo calçados com o foco na sustentabilidade e cases de projetos regionais que visam à aplicação de práticas de sustentabilidade na indústria calçadista.
Neste conjunto de casos, destaca-se o projeto da nova embalagem da marca Puma - a Clever Little Bag e do Green Index Label, da marca Timberland, além dos programas coletivos implantados em pólos calçadistas do Rio Grande do Sul e de São Paulo, como o Ecocalçados, a Fábrica Conceito e o Selo Produção Consciente.
Devido a estas ações, as empresas calçadistas têm aplicado materiais e componentes que causam menos impacto ambiental. Além disso, têm tratado com mais cuidado os resíduos gerados pela indústria, através de soluções individuais ou coletivas de tratamento destes resíduos, como o caso da produção de blocos para a construção civil que reaproveita o resto de couro da indústria calçadista.