Observatório
- Indústria
- 16 de jan. 13
Potencial de mercado do Tocantins para comercialização de calçados
O potencial de consumo de Tocantins é pequeno, se comparado com outros estados brasileiros, mas está em expansão por conta da região que é nova
A capital Palmas tem um potencial de mais de R$ 54 milhões e 88º lugar entre os 500 municípios brasileiros que mais consomem, segundo dados do IPC Marketing.
O relatório destaca quatro regiões promissoras no estado, em que está concentrado o maior número de cidades com potencial de atuação. A indicação é para que a atuação comercial seja focada especialmente nessas quatro regiões, localizadas mais ao centro-oeste do estado.
Em termos de segmentação de mercado por classe econômica, a região Norte do Brasil tem o consumo centrado na classe C, com 43%, sendo que o foco de atuação pode ser feito nesse mercado.
Além disso, em termos de potencial de consumo por segmento de calçados estima-se que os calçados femininos são os que apresentam maior potencial de consumo na ordem de R$ 76.617.401.
Outro ponto importante da região é o de segmentação de mercado. O tipo de calçado para esta região deve ser para clima em temperaturas médias anuais de 25ºC a 29ºC.
Sendo assim, em Tocantins as empresas que atuam em segmentos de calçados femininos para
climas mais quentes e para a classe C têm maiores chances de êxito, devido à configuração do mercado na região.