Observatório
- Indústria
- 28 de set. 12
Planejamento da logística - parte I
Todo o processo logístico será bem sucedido se o cliente receber o produto esperado no tempo e no lugar em que ele deseja
A palavra planejamento é o foco desse relatório, que aborta o tema logística como forma de redução de custos e ampliação dos negócios. Ao contrário do que muito empresário tem em mente, a logística compreende não só ações ligadas ao transporte ou armazenagem, mas envolve uma série de processos que passam desde as matérias-primas para a produção dos móveis até a entrega do produto final ao cliente.
O planejamento da logística tem como principal meta reduzir custos e investimentos melhorando o serviço prestado. A forma como será planejado e gerido o estoque, processados os pedidos, realizado o transporte, assim como a armazenagem dos móveis, embalagem e gestão de compras, dentre outros, são ações diretamente relacionadas com a logística.
A qualidade dos serviços de logística também está diretamente associada ao cumprimento de atividades quem envolvem o ciclo do pedido, que devem ser realizadas no nível de serviço esperado pelo cliente sendo que, o não cumprimento de tais atividades poderão resultar na perda de clientes e, consequentemente, na produção menos de móveis.
A ideia a ter em mente é que para estabelecer o nível de serviço que deve ser atingido pela logística dos móveis, é preciso primeiro definir claramente a qualidade esperada pelo cliente.
Confira o relatório na íntegra!