Observatório
- Indústria
- 27 de jun. 11
Pesquisa de mercado: mecanismo de apoio à tomada de decisão
A pesquisa de mercado é um importante mecanismo para a tomada de decisões acerca de questionamentos para ampliar os negócios
A pesquisa de mercado é um importante mecanismo para a tomada de decisões acerca de questionamentos para ampliar os negócios, como: expandir a área geográfica de atuação, entrar em novos segmentos de mercado, dimensionar a equipe de vendas, posicionar produto ou marca, entre outros.
Desta forma, a pesquisa poderá ser aplicada para identificar share-of-mind, market share, comportamento do consumidor, posicionamento dos preços, etc. Apesar de muitos empresários considerarem que a pesquisa de mercado só poderá ser aplicada por empresas de médio e grande porte, existem técnicas e métodos relativamente simples, como o focus group, survey via internet, além da existência de pesquisas já realizadas por institutos renomados. Como alternativa para empresas de menor porte, pode-se recorrer às universidades, por meio das empresas juniores de administração, as quais têm condições de realizar os estudos a um custo acessível.
O importante é que a pesquisa seja realizada antes da tomada de decisão.