Observatório
- Comércio
- 28 de fev. 23
Como evitar a perda de clientes para a concorrência
Por que a perda de clientes acontece e o que fazer para evitar?
A concorrência é uma realidade presente em todas as indústrias e, em um mercado cada vez mais competitivo, é importante entender as causas da perda de clientes para outras empresas. Os consumidores atualmente são mais exigentes e informados, fazendo suas compras após avaliarem as melhores opções em termos de custo-benefício e condições de negociação das empresas.
Para ter sucesso nas vendas, portanto, é necessário coletar informações sobre os desejos dos clientes e conhecer bem o produto ou serviço oferecido. Mas, mais do que isso, também é preciso fazer uma análise interna da empresa para entender por que ela não consegue reter seus clientes. Para ajudar os empreendedores a encontrar a causa da perda de clientes, este relatório irá explorar as possíveis razões por trás dela e oferecer soluções para melhorar a retenção e satisfação dos consumidores.
Confira os seguintes tópicos no estudo:
- Quando comprar da marca deixa de ser uma opção
- De olho no indicador: churn Rate
- Por que se perde um cliente nas lojas físicas e digitais?
- Como evitar a perda de clientes?
- Ações recomendadas