Observatório
- Indústria
- 26 de mar. 13
Novos mercados para empresas exportarem móveis
O ano de 2013 é de expectativa para o setor de móveis. Novos mercados estão se abrindo, entre eles da África e América Latina
O caminho para a exportação não deve ser algo distante para as empresas do setor de móveis madeira. Mesmo os Estados Unidos e a Europa em crise, empresas estão buscando rotas alternativas para exportação e obtendo sucesso. As alternativas podem ser vizinhas como os países da América do Sul ou América Central. A África também tem sido um mercado importante para os móveis brasileiros.
A proposta deve ser de buscar ferramentas que possam contribuir para a implantação ou o melhoramento da exportação de produtos para ampliar o leque de alternativas do negócio. Programas estão sendo desenvolvidos nesse sentido, como é o caso do Start Export realizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e que está apresentado nesse relatório.
Outro programa destacado no documento é o Brazilian Furniture que é coordenado pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex), Sindicato das Indústrias do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam) e Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).
Ainda em Santa Catarina, os empresários podem contar com o programa Nova Economia@SC, desenvolvido pelo Sebrae-SC e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).
Além de preparar as empresas para a exportação, o conhecimento de novos mercados é fundamental para quem quer ampliar os negócios. Esse documento traz a especificações de mercados, como da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.
Para saber mais sobre o perfil exportador de Santa Catarina e o potencial de negócios de alguns países, confira a integra desse relatório.