Observatório
- Comércio
- 27 de fev. 18
Mercado de luxo: um sinônimo de experiência e customização
Por muitos anos, o conceito de luxo esteve atrelado ao de posse. Acontece que esta máxima sofreu muitas mudanças: hoje o luxo também está relacionado com a experiência e a personalização.
O mercado de luxo é um dos segmentos da economia que mundialmente mais tem ganhado espaço. No Brasil, este mercado chegou a movimentar cerca de 7 bilhões de reais ao ano. Tal quantia é a soma de consumo no mercado de luxo para todos os setores da economia, sendo um deles o de moda.
Novo conceito de luxo
Por muitos anos, o conceito de luxo esteve atrelado ao de posse. Acontece que esta máxima sofreu muitas mudanças: hoje o luxo também está relacionado com a experiência e a personalização, ou seja, poder vivenciar algo que não necessariamente se relaciona em poder adquirir bens materiais, bem como comprar algo personalizado ou exclusivo que não necessariamente se relaciona com alto preço de mercado.
A experiência
Um exemplo deste novo conceito é quando um cliente compra uma peça de roupa exclusiva ou tem um atendimento diferenciado. O luxo é a experiência, a lembrança que ele terá sempre que vestir a roupa, porque a experiência da compra ou a causa que a marca defende trouxe um significado ao cliente
Pequenos e médios empresários
Se o luxo é a soma de exclusividade e experiência, este mercado pode ser facilmente incorporado por empresas locais e de menor porte.
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