- Agronegócio
- 10 de jun. 13
Inseminação artificial versus monta natural
Quando se define a escolha por esse ou aquele sistema, é fundamental analisar os custos e somente aderir se os benefícios forem maiores
Conhecer vantagens e desvantagens do uso da tecnologia da inseminação artificial ou da monta natural é o foco desse relatório. Estudos apresentados, nesse documento, mostram que a inseminação artificial possui mais vantagens que a monta natural, mas a atividade ainda é pouco disseminada nas propriedades rurais, por conta dos custos envolvidos.
Para os produtores que optarem pela monta natural, é possível adotar técnicas de manejo que são mais eficientes e que podem garantir a qualidade da reprodução, a saúde do rebanho e o ganho em produtividade.
Um dos pontos destacados como importante, é o exame andrológico do sêmen do touro usado para a monta natural, além de realizar os exames de tuberculose e brucelose no animal antes da monta para que se evite a contaminação da vaca.
Tanto para a monta natural, como para a inseminação artificial, um ponto é chave para garantir o sucesso dos procedimentos, a detecção correta de cio. Desta forma, o empreendedor sabe exatamente quando fazer a inseminação artificial, ou mesmo, como controlar a monta natural para garantir eficácia.
Confira nesse relatório os pontos fracos e fortes dos dois tipos de procedimento e saiba que, nas duas escolhas, os fatores nutricionais e sanitários devem andar juntos com a reprodução.