- Agronegócio
- 13 de ago. 13
Importância do aleitamento nos sistemas de produção de leite
Apesar do baixo retorno financeiro nesta fase da vida do animal, elevadas taxas de crescimento podem resultar em maior rentabilidade futura
Estruturação, planejamento e organização dos setores, desde a implantação de um negócio, pode definir o seu sucesso. Isto não é diferente na atividade pecuária, especificamente no setor leiteiro.
Respostas com o aumento de produtividade de vacas em lactação são frequentemente associadas ao planejamento e estruturação que estes animais tiveram, desde a gestação até os primeiros dias de vida, sendo este um momento crítico. Porém, na maioria das vezes, é visto com pouca importância, em função do baixo retorno econômico nesta fase.
Diferentes tipos de estratégia, no quesito manejo nutricional, podem ser adotados, os quais possuirão aspectos positivos e negativos que devem ser avaliados a depender de fatores, como ambiente, rebanho, recursos financeiros, e, por fim, filtrados para utilização de maneira eficiente nos sistemas de produção.
Fatores extrínsecos à prática do manejo nutricional de bezerros também afetam os resultados, com a qualidade dos produtos que podem substituir o leite, o que reflete nos resultados esperados, não como consequência do manejo em si, mas, muitas vezes, consequência da interação entre os produtos disponibilizados no mercado e o manejo.
Este relatório tem como objetivo discutir as diferentes estratégias de aleitamento, abordando pontos positivos e negativos, a fim de fornecer subsídios para que o pequeno empresário do setor possa optar pela ferramenta de manejo que melhor se adeque a sua realidade.