- Agronegócio
- 27 de nov. 12
Ferramentas de previsão do tempo para gestão e planejamento da atividade apícola
Dependendo da ocorrência temporal de cada uma das quatro estações do ano, existe uma série de atividades lógicas e funcionais a serem realizadas nas colmeias
Os apicultores muitas vezes por falta de conhecimento técnico realizam erros simples de manejo em campo que não estão de acordo com as condições climáticas da região de produção. Esse desalinhamento com o clima pode impactar negativamente no manejo.
Esse relatório mostra como os apicultores podem usar o clima a seu favor e planejar ações adequadas para a realização do manejo nas colmeias. Temperaturas mais frias, por exemplo, abaixo de 14°C, podem inibir a saída de abelhas campeiras das colmeias, fazendo com que as abelhas dos enxames se aglomerem na forma de bola e o consumam mel em elevada quantidade para produzir o calor necessário para a manutenção da temperatura ideal (em torno de 30°C - 34°C). As baixas temperaturas contribuem para a diminuição da secreção de néctar nas flores.
Tanto a mudança de temperaturas, como o volume de chuvas influenciam no desenvolvimento das colmeias. A consulta de previsões climáticas em diferentes sites da internet pode permitir ao apicultor uma organização dos diferentes trabalhos que serão realizados durante uma temporada inteira. Assim, será possível criar um calendário anual de planejamento, levando em consideração os aspectos ambientais, de forma a diminuir os riscos e os erros na hora do manejo.
Confira o relatório na íntegra!