Observatório
- Indústria
- 12 de jul. 11
Ecoshoes - sustentabilidade como oportunidade de mercado
Os estudos prospectivos que analisam as características de consumo de calçados apontam para a relevância dos aspectos ambientais e de sustentabilidade
Os estudos prospectivos que analisam as características de consumo de calçados apontam para a relevância dos aspectos ambientais e de sustentabilidade. O aspecto sustentabilidade tem sido amplamente discutido e reconhecido como uma forte tendência, mas ainda pouco aplicada pelo setor calçadista.
Ao se referir à sustentabilidade, consideram-se três vertentes: a ambiental (ecológica), a econômica e a social. Especificamente, a vertente ambiental aponta para a preocupação crescente da população mundial em adquirir produtos de consumo que sejam ecologicamente corretos. Neste sentido, o setor calçadista precisa refletir e, continuamente, direcionar suas ações em busca da sustentabilidade ambiental, desde o processo de produção até o produto acabado (calçado).
É imperativa a necessidade de se produzir calçados ecologicamente corretos ou, em outras palavras, calçados que utilizem processos e materiais menos nocivos à natureza e ao ser humano (como a cola à base de água). Este cenário traz uma oportunidade para empresas que desejam estar alinhadas às tendências mundiais, tal oportunidade é a produção de calçados ecológicos ou ecoshoes. O conceito ecoshoes é relativamente novo e ainda pouco aplicado pelas empresas calçadistas. Mas algumas têm criado calçados com o conceito ecoshoes, utilizando componentes e materiais ecologicamente corretos.
Porém, como tudo que é novo é pouco acessível, um dos gargalos desta tendência ainda é o alto custo de aquisição dos materiais e a produção em escala. Apesar disso, as empresas podem aproveitar esta tendência, incluindo componentes e materiais ecologicamente corretos e, assim, divulgar seus produtos e direcionar sua comunicação com o ?selo" ecoshoes, para valorizar e diferenciar seus calçados.
O presente relatório apresentará este novo conceito e apresentará alguns cases de empresas calçadistas que estão criando calçados ecológicos, bem como casos de materiais e componentes ecologicamente corretos que poderão ser utilizados pelas empresas que se interessarem em produzir ou apenas incorporar o conceito às novas linhas de calçados.