Observatório
- Comércio
- 05 de set. 11
Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016: oportunidades de negócios e estratégias mercadológicas
O Brasil sediará a Copa do Mundo FIFA em 2014 e os Jogos Olímpicos Mundiais em 2016
O Brasil sediará a Copa do Mundo FIFA em 2014 e os Jogos Olímpicos Mundiais em 2016. Embora sejam eventos que impactarão todo o país, estes ocorrerão em cidades predeterminadas: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Brasília; e os Jogos Olímpicos serão disputados no Rio de Janeiro.
Neste sentido, deve-se traçar uma rota de oportunidades contemplando as cidades-sedes e os seus respectivos estados, assim como os destinos turísticos. Pois são nestes locais que se encontrarão o público-alvo do setor calçadista: os turistas. Estudos da FGV e Ernst Young apontam para um impacto de R$ 243 milhões de receita para o setor calçadista, porém para aproveitar-se destas oportunidades (antes, durante e após os eventos) decorrentes do aumento do fluxo turístico, cabe delinear as estratégias de atuação para aproximar-se do cliente em potencial.
Este relatório traça o perfil do turista, assim como estratégias de desenvolvimento de produtos e de ações mercadológicas que poderão ser implementadas pelas empresas de Santa Catarina, que infelizmente não sediarão os jogos, mas que é um dos destinos turísticos. O dever de casa para as empresas calçadistas é planejar, junto ao seu time de colaboradores e junto à entidade de classe que as representa, ações, objetivos e estratégias e assim elaborar o Plano de Ação de Marketing e alcançar as oportunidades que já estão surgindo em virtude desses eventos.