Observatório
- Indústria
- 14 de ago. 13
Certificação para empresas de calçados sustentáveis
Trabalhar com base em indicadores para processos e produtos sustentáveis pode ser um bom caminho para os pequenos negócios do setor do vestuário de Santa Catarina para se tornarem mais sustentáveis
Para isso, é fundamental conhecer os indicadores para garantir que as ações possam ser mensuradas e avaliadas como critérios para programas de qualidade.
Este relatório traz dois exemplos de programas de qualidade voltados especificamente ao setor. São eles: Programa Origem Sustentável e Programa Amanhã Mais Feliz.
O primeiro foi criado em janeiro de 2013 e tem como objetivo certificar empresas que atuam no setor de calçados com ações sustentáveis em toda a cadeia produtiva. Ele envolve tanto empresas que fabricam calçados, quanto àquelas que são destinadas a componentes para a indústria calçadista.
O segundo está balizado em quatro pilares: econômico, social, cultural e ambiental e orienta para uma destinação adequada, ou seja, se um resíduo pode ser reciclado ou não.
As práticas de ambos programas podem ser adotadas pelos pequenos negócios que desejam ter diferenciais, linkando sustentabilidade com competitivamente no mercado. Saiba mais detalhes sobre os programas, quem procurar e como dar os primeiros passos, rumo a um futuro mais limpo.