Observatório
- Indústria
- 03 de abr. 13
Certificação para a responsabilidade social
O quanto antes os direcionamentos para certificação forem implantados, maior o diferencial da empresa com relação aos seus concorrentes brasileiros
As empresas do setor calçadista ainda não viram a responsabilidade social como uma ação de extrema relevância para o negócio, capaz de aprimorar o ambiente interno e fortalecer as relações com os parceiros, clientes e fornecedores.
Atualmente, existem normas específicas que orientam sob as ações que devem ser tomadas para a implementação dos programas de responsabilidade social. Essas normas dão a base para que empresas possam ser certificadas de acordo com padrões nacionais e internacionais de gestão de responsabilidade social.
Nesse relatório, será possível conhecer algumas das normas, em específico, a ABNT NBR 16001:2012 que é uma norma que orienta as empresas no que concerne à Responsabilidade Social - Sistemas de Gestão e Requisitos e que contém os perfis e os elementos para que as organizações possam implementar um sistema de gestão eficaz nesse sentido.
Além da melhoria na prática de gestão, o relatório destaca como benefício para a empresa com a certificação a melhor imagem e reputação da empresa junto aos seus públicos de interesse; potencial em inovar; melhoria da competitividade; no processo decisório; melhor estruturação da empresa; retenção e atração de talentos; entre outros.
As informações completas para as empresas que desejam conhecer mais sobre o tema estão disponíveis nesse documento.
Confira o relatório na íntegra!