Observatório
- Indústria
- 31 de mai. 11
As 50 maiores cidades em potencial de consumo no Brasil
Principais cidades brasileiras em termos de consumo
Este relatório apresenta as principais cidades brasileiras em termos de consumo, tanto no âmbito estadual quanto federal. A utilização deste relatório, em conjunto com os outros publicados no SIS, permitirá analisar sua atuação comercial e desenvolver um planejamento comercial embasado em indicadores.
As 50 cidades com maior potencial de consumo do Brasil estão elencadas neste documento. Constata-se um maior potencial da região Sudeste, que, no entanto, vem apresentando alguns decréscimos. Em 2011 o destaque é para as regiões Sul e Centro-Oeste, que, embora não tenham o potencial de consumo mais expressivo, tem apresentado desempenhos positivos. Cabe analisar o foco e as estratégias de atuação comercial da sua empresa.
As principais cidades com maior potencial de consumo são: São Paulo (9,48%), Rio de Janeiro (5,41%), Brasília (1,96%), Belo Horizonte (1,90%) e Curitiba (1,56%). Constata-se que as oito primeiras cidades possuem um índice de potencial de consumo acima de 1%. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Porto Alegre e Fortaleza. A partir da nona colocada, as cidades têm participação menor que 1%.
Curitiba e Goiânia merecem destaque. A primeira, que apesar de ter perdido participação no potencial de consumo entre 2010 e 2011, passou a ocupar a 5ª posição, ultrapassando Salvador. A segunda apresentou um crescimento significativo entre 2010 e 2011, passando a ser responsável por 0,98% do consumo nacional, ante uma participação de 0,83% em 2010, o que fez com que Goiânia passasse da 12ª para a 9ª posição, em 2011.
Para ler mais sobre potencial de consumo no Brasil, leia o relatório na íntegra!