- Agronegócio
- 11 de mai. 11
A preferência do consumidor quanto à cor do mel
A preferência do consumidor de mel em relação a sua coloração é decidida, em algumas vezes, no momento da compra
A preferência do consumidor de mel em relação a sua coloração é decidida, em algumas vezes, no momento da compra. O conhecimento sobre essa preferência específica é de real importância para toda a cadeia produtiva da apicultura, desde a fase de produção até o beneficiamento e comercialização. É importante salientar que o mel varia de cor, assim como, em sua composição geral, de acordo com as flores que supriram o néctar que deu origem à sua formulação. Por isso, podemos ter méis de larga faixa de cores, devido à diversidade de flora existente. Porém, devemos conhecer a preferência do consumidor em relação à coloração do mel a ser adquirido e consumido.
A cor do mel líquido pode variar de branco d?água a âmbar escuro, sendo esta característica determinante no preço do produto no mercado. Os méis claros alcançam preços mais altos que os escuros e são os mais procurados.
Embora o mel seja um produto diferenciado em relação às características de cor - fato relacionado principalmente com sua origem botânica -, há uma real preferência do consumidor em comprar méis que estejam dentro de um padrão de coloração mais claro. Essa constatação é real e podemos avaliar esse requisito dentro de três estudos de mercado realizados em diferentes regiões brasileiras, no nordeste e no sudeste.
Para saber maiores detalhes sobre cores de méis e preferência do consumidor, leia o relatório na íntegra.