- Agronegócio
- 31 de mai. 11
A organização dos apicultores em entidades coletivas
Associações e cooperativas na busca da adequação produtiva e comercialização
A legislação referente ao mel, que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está implantando junto ao segmento produtivo, tem trazido fortes impactos referentes aos processos pós-colheita.
A utilização de Unidades de Extração Inspecionadas e a implantação de programas de autocontrole de qualidade nos entrepostos exportadores e fracionadores para o mercado interno tem reduzido as chances dos pequenos apicultores de se adequarem às normas solicitadas.
Por isso, é importante a organização dos apicultores em associações e cooperativas, com a finalidade de buscarem a adequação produtiva e a comercialização. Independente da forma escolhida, é importante que ocorra essa organização para que sejam discutidos os problemas e suas respectivas soluções.
A forma mais simples de buscar adequações, tanto na área de tecnologia de campo, quanto na área de adequação da produção e da comercialização, é sempre de forma conjunta, com abrangência de ideias e de iniciativas, que possam ter representatividade na área econômica, política e social.
Para saber mais sobre associativismo e cooperativismo, leia o relatório na íntegra.