Observatório
- Indústria
- 05 de dez. 12
A importância da NR-12 para uma indústria moveleira mais competitiva
Instituições ligadas à área industrial estão auxiliando empresas a entenderem as mudanças da NR-12 e estão orientando para os processos de adequação ou implementação da norma
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que a indústria moveleira é um dos setores que mais emprega no Brasil. Entretanto, essa posição vem acompanhada de uma triste constatação: é um dos campeões quando se o quesito é acidente de trabalho. Entre os motivos está o risco do processo de fabricação de móveis. As taxas de acidentes do trabalho em pequenas e médias empresas chegam a ser 50% mais altas que as taxas nas grandes empresas, motivadas, muitas vezes, pela falta de cuidados tanto de empregadores quanto de trabalhadores.
Em dezembro de 2010 foi publicada a portaria 197, que atualiza uma série de itens da NR-12, criada em 1978. Ela define critérios importantes para garantir a saúde e a integridade dos trabalhadores, dando condições para a prevenção de acidentes ou doenças no trabalho, desde a fase dos projetos até a utilização de todo o tipo de maquinário na indústria. A norma ainda define ações para a fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão dos equipamentos.
O prazo para a adequação total de máquinas e equipamentos será até o fim de 2013 e para as empresas que não estiverem de acordo estão previstas penalidades que se iniciam na notificação, depois autuação, chegando à interdição ou embargo, tanto em um ambiente específico de trabalho como na empresa como um todo.
Além de tratar da importância da NR-12, esse relatório também cita exemplos de profissionais que sofreram no corpo as consequências da falta de segurança no trabalho. É o caso de Rosane Assis, de 32 anos, que sofreu um grave acidente em São Bento do Sul (SC), por conta de um defeito na máquina destopadeira.
Saiba mais detalhes sobre a NR-12 lendo a íntegra do relatório.