- Agronegócio
- 04 de ago. 22
Retrato da fruticultura catarinense
A fruticultura de Santa Catarina é uma das mais fortes do país, com destaque para produção de maçã, sendo o maior produtor nacional, e banana, que representa cerca de 28% do valor bruto de produção da fruticultura catarinense.
A produção brasileira de frutas ocupa em média 2,6 milhões de hectares no território nacional e ultrapassa 40 milhões de toneladas. Ainda assim, apenas 0,3% do território nacional é ocupado pela fruticultura – o país tem potencial para ampliar a produção e a participação no cenário global.
O Brasil alcançou o recorde de vendas de US$ 1,1 bilhão em exportações em 2021, sendo que sete variedades de frutas (manga, melão, uva, limão, maçã, melancia e mamão) correspondem a mais de 80% do faturamento do setor no mercado internacional.
A fruticultura de Santa Catarina é uma das mais fortes do país e responde por um faturamento anual estimado de R$ 1,6 bilhão. A região conta com mais de 13 mil produtores e 54 mil hectares, com pomares espalhados por todas as regiões do estado. Maçã, banana, citros, uva, frutas de caroço e, mais recentemente, maracujá e pitaya, são alguns dos destaques da fruticultura catarinense. O estado, que pode produzir frutas de clima temperado e tropical, tem condições climáticas e novas tecnologias em seu favor.
Confira o conteúdo abordado neste Potencial de Mercado:
- Panorama da fruticultura no Brasil;
- Fruticultura em Santa Catarina;
- Destaques da produção catarinense;
- Dicas para produtores.