Observatório
- Indústria
- 06 de dez. 19
Sustentabilidade: consumo consciente e lixo zero
Descubra o que os usuários de redes sociais pensam a respeito desses dois assuntos e trace sua estratégia para atuar no segmento.
As pessoas com interesse e atuantes em sustentabilidade geralmente são engajadas e procuram ter um modo de vida em que o consumo seja consciente e que as suas escolhas sempre levem a sustentabilidade em consideração. São essas pessoas as que mais promovem o Movimento Lixo Zero, que “consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e/ou para a incineração”, conforme o conceito utilizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil.
A preocupação com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente está cada vez mais frequentes entre os consumidores. O Instituto Ipsos – empresa global de pesquisa e de inteligência de mercado – realizou uma pesquisa com 19.519 pessoas de 27 países e verificou que a terceira maior preocupação no mundo com relação ao meio ambiente é o descarte correto dos resíduos gerados pela sociedade, considerando a separação ideal (reciclagem, compostagem e reutilização). Ainda assim, no último ano, notícias relacionadas ao consumo e descarte deliberado de plásticos se tornaram mais frequentes nas mídias.
Diante desse cenário, o SIS monitorou nas redes sociais quem está falando sobre os assuntos “Consumo consciente” e “Lixo zero”, a fim de identificar relações de interesse, mercados impactados, comportamentos e tendências e, dessa forma, traçar estratégias para quem já atua ou deseja atuar no segmento.
Confira nesta pesquisa:
- Redes sociais onde mais se falou sobre o tema
- Perfil dos usuários
- Assuntos mais abordados nas publicações
- Comportamentos e tendências
- Principais descobertas