- Serviços
- 28 de jul. 22
Onde o brasileiro assiste a jogos de futebol
Os jogos de futebol fazem parte da cultura brasileira e ultrapassam os limites do campo e das telas de televisões. Em dias de jogo, principalmente em época de copa do mundo, as pessoas se planejam para assistir aos jogos. Saiba os motivos e aprenda a preparar seu estabelecimento para essa ocasião.
No Brasil, não é novidade que os jogos de futebol são os que geram mais comoção e dominam a torcida. Uma pesquisa feita pelo European Club Association (ECA) afirma que 46% dos brasileiros dizem ser fãs de futebol. E, para além de acompanhar as partidas, o futebol também faz parte da cultura de socialização e entretenimento dos brasileiros.
A mesma pesquisa revela que, embora a maioria (67%) das pessoas vejam futebol para apoiar seus times, 41% o fazem para socializar com amigos e 36%, para se divertir. Isso mostra que o futebol, para uma grande parcela da população, é sobretudo uma forma de lazer.
E isso traz diversas oportunidades para o mercado de alimentação – sobretudo restaurantes, lanchonetes e bares, locais de encontro casual e que podem aproveitar as partidas de futebol para atrair diversos grupos
de torcedores e fãs do esporte.
Nesse contexto, o Observatório de Negócios do Sebrae/SC buscou entender o que os consumidores e as empresas compartilham sobre o uso desses espaços para o acompanhamento de partidas de futebol. Por meio da análise de experiências, elogios e reclamações, este material traçou um panorama das principais dores e expectativas dos clientes, bem como observou de que modo as empresas buscam atrair o público em dias de jogo.
Alguns dos resultados obtidos foram:
- O Twitter é a rede social que os usuários espectadores e funcionários de bar usam para expressar opiniões e relatar experiências vivenciadas assistindo aos jogos;
- As pessoas postam em suas redes o que fazem em dia de jogo e o que pretendem fazer. Em geral, percebe-se que quando assistem acompanhados de amigos ou familiares, a preferência é por churrasco e cerveja.
- O Instagram é a rede mais usada por empresas para fazer divulgação de seus produtos e serviços.
- As pessoas já estão fazendo programações sobre onde, como e com que roupa irão assistir aos jogos da Copa. Então, estabelecimentos que transmitem jogos têm o potencial de atrair esse público.
Confira no vídeo as oportunidades que a Copa do Mundo traz para estabelecimentos comerciais!