Observatório
- Comércio
- 18 de mar. 22
O que falam sobre Marketplace nas redes sociais
O Observatório de Negócios do Sebrae/SC buscou observar o que compradores e vendedores de marketplaces compartilham em suas redes sociais. A pesquisa coletou menções espontâneas nas redes sociais durante os dias 14 a 20 de fevereiro de 2022.
O e-commerce entrou de vez para o gosto dos brasileiros. Prova disso é o grande crescimento de vendas, que atingiu um novo patamar histórico no primeiro semestre de 2021, ultrapassando os R$ 53 bilhões. Além disso, é notável como a pandemia acelerou esse movimento – enquanto de 2018 para 2019 o crescimento foi de 12%, em 2020 esse número subiu para incríveis 54,5%, e em 2021 atingiu 31%.
Tendo em vista esse panorama, o Observatório de Negócios do Sebrae/SC buscou observar o que compradores e vendedores de marketplaces compartilham em suas redes sociais. Por meio da análise de experiências, elogios e reclamações, este material traçou um panorama das principais dores desses usuários, o que mais aprovam nos marketplaces e qual a visão que esse modelo de negócio tem deixado no mercado brasileiro de e-commerce. Entre os resultados que descobrimos:
- 93% das publicações foram feitas no Twitter.
- 35,6% das publicações são feitas por usuário comum - usuário que publica a respeito de suas experiências enquanto comprador ou sobre
outros assuntos associados de alguma forma ao marketplace. - Os principais marketplace mencionados são: Facebook, Americanas e Magalu.
Veja abaixo os principais resultados!