Observatório
- Comércio
- 28 de fev. 23
A percepção das mulheres sobre empreendedorismo feminino
O que empreendedoras e usuárias das redes sociais comentam a respeito do empreendedorismo feminino, ou, negócios comandados por mulheres.
A mais recente Pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), desenvolvida em parceria com o Sebrae em 2021, revelou que o Brasil contava com 43 milhões de empreendedores. Entre os empreendedores iniciais (com até 3,5 anos de operação), a maioria são mulheres, representando 45,6% do total. Um dos pontos que levam a esse grande número de novas empreendedoras é a dificuldade de ser mulher no mercado de trabalho: uma pesquisa realizada pelo LinkedIn revelou que, apesar das mulheres terem 18% maior probabilidade de serem contratadas para cargos sênior e 16% para os outros cargos, os recrutadores que utilizam essa plataforma têm 13% menos chances de clicar em um perfil feminino e 3% menos chances de enviar um e-mail oferecendo o emprego.
Tendo em vista os desafios extras que as mulheres encontram ao buscar empreender, o Observatório de Negócios do Sebrae/SC investigou o que os usuários das redes sociais – mulheres usuárias e empreendedoras – publicam a respeito do empreendedorismo feminino.
Confira os principais resultados obtidos:
- Para as mulheres, é imprescindível estarem preparadas para lidar com as dificuldades e os desafios do mercado, especialmente no que diz respeito ao preconceito e à discriminação.
- Investir em uma estratégia de marketing eficaz, incluindo o uso das mídias sociais, especialmente do Instagram, é crucial para atrair e manter clientes leais.
- É importante estabelecer um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, além disso, contar com o apoio de amigos e familiares é fundamental para superar desafios e impulsionar o crescimento do negócio.
Veja o vídeo e saiba os principais resultados obtidos no estudo.