Observatório
- Comércio
- 04 de jan. 23
Compras de Natal: quais são as preferências do consumidor?
Confira o que os consumidores falam a respeito das compras de Natal nas redes sociais.
A época natalina, marcada pelas luzes, decorações em verde e vermelho e troca de presentes, costuma trazer um clima nostálgico e afeta a rotina de muitas pessoas, especialmente dos comerciantes.
A ocasião é ótima para as vendas, e as expectativas para 2022 estavam altas: foram estimados a movimentação de R$ 66 bilhões brasileira devido às compras de Natal, segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Uma grande movimentação de clientes também foi prevista, com expectativas de atrair 118,7 milhões de pessoas às lojas.
O Observatório de Negócios do Sebrae/SC foi até as redes sociais para identificar comentários e opiniões dos usuários sobre o Natal, buscando entender o que pensam sobre a data, quais são, em geral, suas intenções de compra, as críticas e os elogios que publicam e qual o posicionamento do consumidor acerca dessa época.
Confira os principais resultados obtidos:
- A maioria dos consumidores reconhece que o Natal é uma data propícia para as compras e os comentários nas redes sociais dão foco para os gastos trazidos por essa época;
- O preço é um fator determinante para os consumidores. Embora haja intenções de compra, muitas pessoas comentaram sobre os altos valores nos produtos;
- No YouTube, muitas pessoas buscaram inspiração para decoração da casa, presentes e compras de Natal, aproveitando os comentários para tirar dúvidas e pedir indicações.
Assista ao vídeo e veja alguns dos insights obtidos a partir do estudo!