Observatório
- Comércio
- 01 de jun. 20
Reclamações sobre compras online crescem junto com as vendas
Veja as orientações para que as empresas possam estar preparadas para atender as demandas durante e após a crise.
As vendas globais pela internet tiveram um crescimento de 209% em abril de 2020 se comparadas com o mesmo mês em 2019. Neste período, diversos países estão adotando medidas de contenção para a disseminação do novo coronavírus, o que justifica o aumento nas vendas online.
No Brasil, a intensificação nas vendas também é percebida. Nos três primeiros meses do ano, as vendas online aumentaram 26,7% em relação ao mesmo período de 2019. Esse crescimento representa R$ 20,4 bilhões em faturamento e 49,8 milhões de compras realizadas.
A elevação das vendas pode representar tanto um cenário favorável para os lojistas. Entretanto, também pode acender um alerta, visto que não é o único indicador que apresentou alta no período: o número de reclamações dos consumidores em todos os segmentos de mercado também aumentou.
Confira neste insight de mercado:
Crescimento de reclamações no Procon
Principal reclamação dos consumidores
Direitos e deveres de consumidores e lojistas
Ações para o bom funcionamento do seu negócio