- Serviços
- 27 de jul. 20
Mercado cervejeiro encontra oportunidades em meio à crise
Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, fala sobre os desafios da pandemia e como os empresários têm transformado os negócios do setor
A atividade cervejeira tem apresentado crescimento significativo desde 2005 gerando oportunidade aos que desejam empreender na área. Pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) em 2019 revelou crescimento superior a 30% no número de empreendimentos cervejeiros nos últimos dois anos no Brasil, tendo os estados do Rio Grande do Sul (20%), São Paulo (18%), Minas Gerais (13%) e Santa Catarina (11%) como destaques nacionais no segmento.
Mas, assim como todos os setores da economia, o mercado de cervejas artesanais não saiu imune da crise ocasionada pela pandemia da Covid-19. Devido ao distanciamento social, bares e restaurantes vazios e baixa demanda doméstica, muitas cervejarias tiveram queda na faixa de 90% do faturamento. Apesar de as empresas não terem sido impedidas de produzir, comercializar a fazer as entregas das bebidas no período de isolamento, as fábricas contam com quantidade de comércio varejista limitado para escoar a produção.
De acordo com Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), a crise certamente trouxe um cenário desafiador, mas também oportunidades como um lado positivo para esse setor.
“Com certeza, a crise representa um grande desafio de a gente se reinventar, de mudar talvez as estratégias do setor. Mas não tenho dúvidas de que temos um horizonte positivo ainda pela frente. Apesar de termos apenas 2,5% do mercado cervejeiro do país, temos a possibilidade de avançar e chegar a quem sabe 5% ou 10% do share de mercado. Ao mesmo tempo que temos a crise, temos oportunidade”, comenta Carlo.
Confira o podcast e a entrevista completa com Carlo Lapolli
- Saiba mais sobre as medidas que os empresários estão tomando neste momento para viabilizar a geração de receita
Leia também o artigo completo e saiba mais sobre:
- Desafios que surgiram durante a pandemia
- Oportunidades que podem ser aproveitadas