Observatório
- Comércio
- 05 de jan. 22
Alto custo da energia elétrica nas empresas
Especialista fala sobre medidas e tecnologias que podem ser adotadas para reduzir o custo da energia elétrica, que vem registrando seguidas altas. O aumento no valor da eletricidade vem gerando impacto financeiro para todas as unidades consumidoras, sejam residenciais ou comerciais.
Além de todo o cenário de crise que surgiu com a pandemia da Covid-19, os pequenos negócios tiveram que lidar com outro importante obstáculo nos últimos dois anos: a série de altas na conta de energia. Em 2021, até outubro, o custo da energia elétrica cresceu 24,97% – em um período de doze meses, a alta foi de 30,02%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O aumento no valor da eletricidade vem gerando impacto financeiro para todas as unidades consumidoras, sejam residenciais ou comerciais. Para as empresas, o efeito é ainda maior. Dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) indicam que a eletricidade é uma matéria-prima fundamental e constitui a principal fonte de energia para 79% das empresas. Além disso, a energia pode ultrapassar os 40% dos custos de produção.
A boa notícia é que existem muitas iniciativas que podem ser implementadas para reduzir o consumo de eletricidade ou mesmo aumentar a eficiência energética dos equipamentos utilizados. E é sobre isso que falamos neste episódio do podcast Fala, Especialista!, em que o Gestor Comercial da Unidade de Negócios para Grandes Consumidores de Energia da Way2, Jonatan Santos, traz dicas para que os empreendedores conheçam melhor seu consumo energético e tomem decisões mais acertadas para economizar.
Confira a seguir alguns dos principais tópicos da entrevista e dê o play para ouvir o conteúdo completo!
Entenda as razões por trás da alta da energia elétrica
Ações acessíveis para economizar energia elétrica
Tecnologias para medir e gerenciar a energia