Observatório
- Comércio
- 06 de mar. 23
Armário Coletivo: economia circular transformando consumo
Iniciativa de economia circular da empreendedora Carina Zagonel amplia a vida útil de roupas, acessórios e outros objetos e faz comunidades refletirem sobre o pós-consumo
Carina Zagonel cresceu observando e ajudando a mãe trabalhando em uma loja de armarinho, a memória mais antiga da empreendedora é de quando ela tinha três anos de idade e observava a mãe atendendo clientes. Ali ela não sabia, mas essa experiência iria colaborar para seus projetos futuros.
Anos mais tarde, quando se mudou para Florianópolis e começou a perceber que muitos objetos interessantes eram jogados fora, ela começou a coletá-los para transformá-los. Aos poucos, nascia o Armário Coletivo, projeto criado em 2015 que fomenta a economia circular e afetiva em Florianópolis e nos estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e da Bahia.
Uma iniciativa que traz a tona a reflexão sobre o pós consumo, ampliando a vida útil de roupas e objetos que as pessoas descartariam ou deixariam sem utilidade no fundo do armário. Carina acredita nessa prática de economia circular e o Armário Coletivo é uma maneira de passar a frente essas roupas e objetos a outras pessoas.
A empreendedora afirma não ter ideia do número de pessoas impactadas pelo projeto e quantas já se beneficiaram dele, mas ela estima que 80% das pessoas das comunidades onde os armários estão inseridos usufruem da troca de itens.
Conheça mais sobre a história inspiradora da empreendedora na íntegra!