- Tecnologia e Startups
- 24 de dez. 21
Gamification - A lógica dos games aplicada em produtos e soluções empresariais
Fidelizar os clientes, gerar mais engajamento entre os consumidores ou aumentar a produtividade no trabalho. Essas são algumas das aplicações da gamificação, que usa a tecnologia dos games para oferecer experiências lúdicas e motivadoras para diferentes públicos e atividades. Saiba mais neste Boletim!
Os games já fazem parte da cultura contemporânea. Seja em consoles para jogar na televisão, em videogames portáteis, pelo notebook ou no celular, é cada vez maior o número de consumidores que recorre aos jogos eletrônicos em busca de entretenimento, competições e lazer. Apenas no Brasil, o mercado de videogames atingiu o valor de US$ 1,58 bilhão em 2019 e deve alcançar US$ 1,84 bilhão em 2022. E o potencial de engajamento dos games é tanto que técnicas provenientes do mundo dos jogos estão sendo adotadas por empresas de tecnologia para beneficiar segmentos distintos, com diferentes objetivos. É a chamada gamification ou gamificação. Veja algumas das suas aplicações:
- Conquistar ou fidelizar clientes.
- Engajar consumidores, audiências e colaboradores.
- Melhorar experiência de aprendizado e retenção de informações.
- Aumentar a autonomia e motivação de clientes e colaboradores.
- Gerar mais produtividade no ambiente de trabalho.
Confira neste Boletim de Tendências:
O que é gamification
Benefícios da gamificação
Tipos de gamificação
Princípios da gamification
Técnicas para implementar gamificação
Ações recomendadas