Observatório
- Indústria
- 21 de dez. 11
A competitividade das MPE do setor das indústrias catarinenses
Evolução das micro e pequenas empresas catarinenses
Obter informações sobre a evolução das micro e pequenas empresas catarinenses é uma preocupação constante do SEBRAE SC, que desde 1972 tem trabalhado pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, a entidade encomendou uma pesquisa intitulada SENSOR das MPE Catarinenses.
Os setores do agronegócio, comércio, serviços e indústria foram abordados na pesquisa aplicada, que analisou 500 empresas em todas as regiões do estado de Santa Catarina. Ficou constatado, numa pontuação de 0 a 100, que as micro e pequenas empresas catarinenses registram uma competitividade de 49,55.
Também foi possível verificar, por meio dos dados, que as empresas da indústria, incluindo madeira/móveis, apresentaram o menor índice de competitividade em relação ao comércio, serviços e agronegócio nos seguintes requisitos avaliados: liderança, clientes, sociedade, estratégias e planos, pessoas, processos, informações e conhecimento e resultados.
Para mais informações sobre os índices de competitividade das micro e pequenas empresas catarinenses, leia o relatório na íntegra!