Observatório
- Indústria
- 06 de mai. 21
Inovações aceleram a retomada do segmento de confecção em Santa Catarina
Empresas inovam seus processos e puxam a retomada dos negócios no estado.
O segmento de confecção e a indústria têxtil são bastante representativos no estado de Santa Catarina e, assim como todos os setores, também sentiram os efeitos da crise com a chegada da pandemia da Covid-19. No entanto, a projeção da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é de aumento na produção e nas vendas para 2021.
Após um ano de dificuldades com a pandemia, o setor teve que se reinventar e apostar em estratégias para se manter competitivo. Mesmo diante de mudanças frequentes, em que as fábricas tiveram que adaptar sua operação para atender aos inúmeros decretos do estado para conter a disseminação do vírus, as empresas buscaram se remodelar.
Essas mudanças já começam a ser sentidas com a divulgação de dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em que a atividade industrial catarinense apresentou crescimento de 23,7% na confecção de artigos de vestuário e acessórios e de 19,7% na fabricação de produtos têxteis em janeiro, em comparação com o mesmo mês de 2020.
Confira no portal mais informações sobre a retomada do setor e exemplos de empresas catarinenses que inovaram seu modelo de negócio.