- Agronegócio
- 02 de jun. 23
Gripe aviária: novos surtos são registrados na América
Com o novo surto, avicultores precisam redobrar atenção em relação à gripe aviária.
Em 22 de maio de 2023, o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, por 180 dias contados a partir das data de publicação da portaria, em função da detecção da infecção pelo vírus da gripe aviária de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil.
Essas ocorrências tem gerado um ponto de alerta para todos os produtores de aves, que precisam se manter atentos e redobrar cuidados para que ela não se espalhe.
No momento, o Brasil tem 13 casos confirmados de influenza aviária em seis espécies de aves silvestres. Os casos foram registrado no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Assim, a preocupação aumenta, especialmente em relação à temporada de migração de aves silvestres, período que faz parte do ciclo de vida desses animais e espécies de outros países podem chegar em território brasileiro com a doença.
Confira na íntegra mais informações sobre a gripe aviária, como sinais de contaminação em aves e medidas preventivas que podem ser tomadas para evitar a doença!