Visão empreendedora: como identificar oportunidades e tomar decisões estratégicas?
Sabemos que é crescente a quantidade de pessoas que empreendem ou querem empreender no Brasil. No entanto, começar essa carreira de qualquer jeito não irá aumentar suas chances de ser bem-sucedido. Muito pelo contrário, para iniciar um negócio é preciso, antes de mais nada, aperfeiçoar, aprimorar e adquirir alguns talentos, como a visão empreendedora.
Ter uma visão empreendedora é o grande diferencial quando se fala em negócios de sucesso. E esse é um talento que tanto pode ser adquirido de forma espontânea, ao longo da vida, ou a partir de cursos e treinamentos. Portanto, se você quer abrir um negócio, mas acredita que não tem uma visão empreendedora, não desista! Essa é uma capacidade que pode sim ser adquirida!
Mas o que é ter uma visão empreendedora? Resumidamente, trata-se de enxergar além do que os outros enxergam, encontrando as melhores oportunidades para se destacar. Muitos observam o mercado, mas não vislumbram essas oportunidades. Somente quem tem uma visão empreendedora consegue ver potencial em espaços onde os outros acreditam estarem saturados.
Como estimular sua visão empreendedora
Realize cursos e treinamentos
Existem cursos que trabalham com o aprimoramento de talentos e características empreendedoras das pessoas. O Empretec, por exemplo, oferecido pelo Sebrae, tem exatamente essa finalidade, de uma maneira prática e desafiante. Os participantes passam por situações práticas em que realmente precisam utilizar habilidades como visão empreendedora, iniciativa e liderança.
O Empretec, muito mais que um curso, é uma vivência e prepara as pessoas para o mundo dos negócios e também para a vida pessoal. Conheça mais sobre o programa aqui.
Estude!
Graduação, pós-graduação, participação em eventos, leituras de livros biográficos sobre grandes nomes do empreendedorismo, blogs de empresas e tudo o que possa agregar conhecimentos empreendedores.
Estude muito. Aprenda com experiências de quem já passou pela abertura de um negócio, fracassos e conquistas. Leia jornais diários, revistas de economia, sites do segmento do seu negócio. Atualize-se sempre.
Faça networking
Relacione-se com pessoas que possam lhe ensinar, realizar parcerias, apresentar pessoas do seu interesse ou até mesmo serem seus sócios ou investidores. Uma pessoa com visão empreendedora sabe que nada se faz sozinho no mundo dos negócios.
Se possível, tenha um mentor, alguém que você admire e que seja acessível o suficiente para poder lhe dar conselhos. Aproxime-se de quem pode acrescentar ensinamentos a você.
Conheça seus pontos fortes e fracos
Você precisa saber quais são suas forças e suas fraquezas. Além de aprimorar seus pontos fortes e trabalhar seus pontos fracos, é preciso cercar-se de pessoas confiáveis que sejam boas no que você tem dificuldade.
No entanto, não se satisfaça em ter um ponto fraco. Tente sempre aprimorá-lo. Mesmo sabendo que ele pode não ser a sua grande qualidade, você pode buscar meios de desenvolver esse talento.
Tenha disciplina
Sua meta é alcançar uma visão empreendedora? Discipline-se para isso. Agende cursos, eventos, estudos e cumpra suas metas. Não é algo que acontece da noite para o dia, mas é possível acelerar o processo com o apoio de profissionais especializados, que poderão lhe auxiliar a desenvolver suas características.
Personalidades que se destacaram por sua visão empreendedora
Quer inspiração para seus negócios? Conheça algumas das grandes personalidades mundiais que utilizaram sua visão empreendedora para desenvolver grandes e lucrativos negócios.
Marc Randolph - Netflix
Marc Randolph foi o primeiro CEO da Netflix. Ele percebeu que as locadoras de filmes tinham dois grandes inconvenientes. Além do cliente ter que ir à loja física escolher seu filme, era necessário se deslocar novamente para devolvê-lo, sob pena de multas astronômicas por atraso.
Foi quando Randolph percebeu um nicho de mercado. O cliente escolhia o filme pelo site, a empresa entregava e depois buscava na casa dele. A princípio o pagamento era feito por título alugado, mas depois passou a contar com uma assinatura mensal. A mudança proporcionou mais flexibilidade e mobilidade para os clientes, que agora podem assistir uma quantidade ilimitada de filmes, de qualquer dispositivo, e sem pagar multas por atrasos.
Hoje, com o serviço de streaming, a Netflix está presente em quase 200 países e fatura cerca de R$ 1,5 bilhão por ano no Brasil, uma quantia maior que grandes emissoras de TV aberta.
E vale lembrar que, inicialmente a ideia da Netflix não foi aceita por diversos investidores. Mas graças a visão empreendedora e outras características de Randolph, o negócio se tornou um sucesso.
Brian Chesky, Nathan Blecharczyk e Joe Gebbia - Airbnb
Brian Chesky, Nathan Blecharczyk e Joe Gebbia dividiam um apartamento em São Francisco, na Califórnia e estavam sem dinheiro para o aluguel. Percebendo que a cidade estava cheia por conta de uma conferência, e assim, os hotéis lotados, eles resolveram alugar um quarto vago, com um colchão inflável.
Os empreendedores viram o potencial de um negócio de aluguel por pessoas comuns e resolveram criaram um aplicativo para estruturar um novo modelo de negócio, iniciando suas atividades em 2008. Hoje a empresa vale mais de 30 bilhões de dólares (muito mais do que qualquer rede de hotéis) e seu app está presente no mundo todo.
Daniel Ek - Spotify
Daniel Ek é um programador que ficou milionário abrindo empresas e as vendendo. Quando se uniu ao empreendedor sueco Martin Lorentzon, eles notaram que o mercado musical, principalmente as gravadoras, estava em declínio. Um dos motivos para isso era a venda de produtos piratas e o crescimento de sites para download de músicas gratuitas na internet. Nem as gravadoras e nem os músicos ganhavam nada com isso, fazendo com que a mídia física perdesse cada vez mais espaço.
A partir da análise desse cenário e com uma visão empreendedora, eles criaram o Spotify. Trata-se de um serviço de streaming pelo qual o usuário pode ouvir seus artistas preferidos sem entrar na ilegalidade, além de compartilhar suas preferências em redes sociais, salvar álbuns para ouvir offline, entre outros. O valor é acessível para o usuário (ou até mesmo gratuito, custeado por anúncios), e os artistas recebem seus direitos.
Hoje a plataforma conta com mais de 100 milhões de clientes, em 79 países.
Foi ou não foi uma visão empreendedora?
Travis Kalanick e Garret Camp - Uber
Travis Kalanick e Garret Camp iniciaram a Uber como uma empresa para oferecer táxis de luxo, via smartphone, na cidade de São Francisco, Califórnia, em 2009. Eles, no entanto, perceberam uma oportunidade de ampliar os negócios para serviços de táxi comum, a partir do conceito de economia colaborativa.
Desde 2011 a empresa têm recebido aportes de investidores-anjo e venture capitalists. Sempre vislumbrando novas oportunidades, a Uber agora está iniciando sua oferta de viagens em helicópteros. Em maio de 2019, quando estreou na Bolsa de Valores, a empresa valia mais de 82,4 bilhões de dólares (cerca de 325,2 bilhões de reais).
Empretec, uma vivência para obter uma visão empreendedora
Como já abordamos no início deste artigo, o Empretec é um curso vivencial promovido pelo Sebrae para o aperfeiçoamento e a aquisição de talentos empreendedores. Trata-se de uma imersão de 6 dias que utiliza uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), também utilizada em outros cerca de 30 países.
Durante esse período, principalmente por meio de atividades práticas e fundamentos científicos, os participantes são incentivados a agir de forma empreendedora, encarando medos, enfrentando limitações e fortalecendo habilidades. O Empretec é um programa que promove uma série de ações capazes de desenvolver mudanças comportamentais, promover a revisão de conceitos e atitudes e preparar o empreendedor para o mercado e para a vida.
Algumas características desenvolvidas no Empretec:
- Iniciativa e busca de oportunidades
- Persistência
- Cálculo de riscos
- Preocupação com qualidade e eficiência
- Comprometimento
- Busca de informações
- Estabelecimento de metas
- Planejamento e monitoramento sistemáticos
- Persuasão e rede de contatos
- Independência e autoconfiança
Todas essas habilidades fazem parte de uma visão empreendedora, e todas elas podem ser aprimoradas e adquiridas. Quer saber onde ocorrerão as próximas turmas? Clique aqui!