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19 jun. 2020

Veja aqui 5 dicas de como gerar mais negócios com a ferramenta de pagamento do Whatsapp

Nota:  Em 23/06/2020, o serviço foi suspenso no Brasil, podendo ser reativado após análise: https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/17108/nota

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica liberou a utilização do Whatsapp Pay para pagamentos no Brasil porém até o dia de hoje (06/07/2020) a função ainda não foi liberada pelo Banco Central do Brasil.

 

Em tempos de crise precisamos reinventar nossos negócios, certo? A ferramenta Whatsapp Pay veio para facilitar os pagamentos para as empresas, nesse post você verá 5 dicas de como usar essa ferramenta para fazer mais negócios.

 

Existem muitos aplicativos disponíveis para smartphones e muitos deles são voltados apenas para pagamentos. A proposta da ferramenta Whatsapp Pay se diferencia por ser disponível tanto no Whatsapp quanto no Whatsapp Business. 

Por que enviar um boleto, esperar o processamento e receber o comprovante do cliente quando é muito mais fácil receber e efetuar pagamentos por uma plataforma com mais de 120 milhões de usuários só no Brasil, não é mesmo? A ferramenta em si já facilita o dia a dia mas aqui daremos algumas dicas de como otimizar essa ferramenta para atingir melhores resultados.

Whatsapp para o seu negócio

Vender pela internet se tornou a melhor opção para as empresas diante de uma pandemia, mas essa nova forma de fazer negócios permanecerá pelos próximos anos. Há muitas ferramentas para vender online e entre elas as redes sociais se destacaram, o Facebook e o Instagram se tornaram grandes marketplaces e o Whatsapp e o Telegram se tornaram ferramentas de relacionamento com o cliente muito eficientes. 

Essa tendência não ficou apenas nos pequenos negócios mas também as grandes empresas começaram a investir na ferramenta, é o caso das lojas de departamento como Riachuelo e C&A. 

Adaptar a sua empresa ao Whatsapp pode ser mais fácil do que você pensa, e se você quer expandir suas vendas para o ambiente virtual a gente pode te ajudar, olha esse conteúdo aqui.

Além de uma ferramenta de relacionamento, o whatsapp lançou agora o Whatsapp Pay que possibilita que sejam feitos pagamentos pelo próprio aplicativo, por isso deixamos aqui algumas dicas para utilizar essa ferramenta da melhor forma para fazer mais negócios.

Dica 1 - Confira todas as condições da ferramenta

É importante que antes de oferecer a opção de pagamento pelo Whatsapp Pay você confira as condições de uso para facilitar o momento para o seu cliente. É necessário conferir se o banco dele já liberou essa opção de pagamento, até o momento os bancos que já liberaram no Brasil são Nubank, Banco do Brasil e Sicredi. Já as bandeiras de cartão de crédito liberadas são Visa e Martercard.Atente-se a esses detalhes, inclusive se o seu cliente tem familiaridade com o Facebook, já que é necessário utilizar o Facebook Pay para o cadastro. Se você tomar esses cuidados, facilitará a compra para o seu cliente e oferecerá a ferramenta de pagamento que mais se adeque à situação dele.

 

Dica 2 - Ofereça praticidade e segurança ao seu cliente

Após conferir se essa ferramenta está disponível para ele, é importante que você realmente ofereça a praticidade e segurança do Whatsapp Pay e para isso você precisa saber os pontos positivos da ferramenta.

A opção oferece praticidade por concentrar a compra, o pagamento e a comprovação de pagamento em um só aplicativo. O cliente pode usar tanto o cartão de crédito quanto o de débito e evita ter que esperar comprovantes de pagamento/depósito, isso acelera o processo de compra. 

Além disso evita que ele precise instalar mais aplicativos de pagamento e ocupar a memória do seu smartphone com eles.

Para que o seu cliente realmente confie em utilizar a ferramenta, você precisa explicar também a segurança oferecida por essa opção.A validação de segurança da ferramenta é feita por PIN, que é um código enviado ao smartphone do seu cliente, ele funciona de forma parecida com o código de segurança que aparece nos cartões de crédito. Esse tipo de política de segurança torna o processo mais confiável e menos demorado.

 

Dica 3 - Valorize as milhas e pontos de cartão de crédito

Se o seu cliente utiliza cartão de crédito provavelmente ele acumula milhas ou pontos que pode trocar por produtos ou viagens. Valorize isso, afinal, quem não gosta de acumular esses pontos?

Explique ao seu cliente que ao pagar pela ferramenta do aplicativo com o cartão de crédito ele também acumula essas milhas ou pontos. Além de toda a praticidade e segurança, ele ainda tem as mesmas vantagens de comprar em uma loja diretamente com o cartão de crédito. Utilize esse argumento quando explicar a ferramenta para seus clientes.

 

Dica 4 - Acompanhe a jornada do cliente

Concentrando o seu relacionamento com o cliente em apenas uma plataforma,você terá os registros de primeiro contato, as escolhas de compra e pagamento no mesmo local. Desta forma fica mais fácil fazer vendas futuras, pois você estará mais próximo dele e saberá seu padrão de compra.

Todos sabem que o relacionamento com o cliente é um dos maiores fatores que levam ao aumento das vendas. Uma outra dica é investir na excelência desse atendimento, para que seja eficiente, atenda às necessidades do cliente e não demore a fornecer as informações solicitadas.

Com uma ferramenta simples e de uso diário por grande parte da população você tem tudo para construir o melhor relacionamento com o seu cliente e fidelizá-lo.

 

Dica 5 - Esteja disponível para o seu cliente

É importante que no horário comercial você ou sua equipe estejam sempre disponíveis para atender o cliente por esse canal, tirar suas dúvidas, enviar fotos de produtos e fazer com que ele confie na sua empresa. Afinal, se ele está usando o Whatsapp é porque busca praticidade e rapidez, não faz sentido deixá-lo esperando, não é? 

Para isso invista também em perguntar ao cliente a respeito do atendimento e do formato de pagamento, é importante receber esses feedbacks para melhorar o processo de compra e consequentemente vender mais.

E se precisar deixar o cliente esperando por qualquer motivo, informe a ele o tempo que você levará para retorná-lo.

No WhatsApp Business, por exemplo, você consegue configurar uma mensagem de espera enquanto seu cliente aguarda atendimento. Caso ainda não utilize essa ferramenta, clique aqui e saiba como começar.

Como começar a utilizar

Depois dessas dicas você já sabe tudo que deve fazer para usar o Whatsapp Pay a seu favor, agora quer saber como implantar isso na sua empresa? Sem problemas, preparamos um material detalhado com o passo a passo para já começar a oferecer essa ferramenta aos seus clientes, basta clicar aqui e você terá acesso! 

Boas vendas e até a próxima!


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