Finanças
27 set. 2017
Valuation: como calcular o valor de uma empresa
Como calcular o valuation (valor de uma empresa) na hora de captar investidores ou até mesmo vender o negócio? Todo empreendedor deve estar atento para identificar oportunidades e perceber o potencial de novas ideias, desenvolvendo soluções inovadoras para problemas e serviços diferenciados para o mercado. No entanto, o valuation é um dilema comum em empresas de micro a grande porte, e principalmente em startups que dependem de investimentos externos ou que são criadas com o propósito de venda.
O termo em inglês “valuation” significa avaliação de empresas e se refere à análise financeira e quantitativa do empreendimento, pelo fluxo de caixa e as projeções do negócio. Com base nessa avaliação é possível estimar valores para a captação de crédito com instituições financeiras, assim como obter capital com investidores ou possíveis sócios para o negócio. Outra vantagem do valuation é reconhecer os pontos fracos e fortes da empresa, e ainda gerar organização financeira e contábil para os gestores.
Assim, apenas o reconhecimento do potencial de crescimento e expectativa da valorização dos serviços desenvolvidos não é suficiente para indicar ou calcular o preço real de uma empresa. O empreendedor precisa acreditar na sua ideia, mas também deve utilizar ferramentas que atestem o valor do seu negócio.
Algumas possibilidades de ferramentas::
- plano de negócio;
- análise de mercado;
- demonstração e projeção de resultados;
- técnicas de valuation. Nesse sentido, é fundamental que os empreendedores obtenham conhecimentos sobre gestão financeira e contabilidade, pois relatórios de faturamento e do fluxo de caixa, por exemplo, são utilizados para avaliação do valor do negócio.
A importância do Plano de Negócios para valuation
Um instrumento que deve ser levado em consideração para saber o valor de uma empresa (valuation) é o plano de negócios. Essa ferramenta auxilia os empreendedores a definir as principais características de um empreendimento, os objetivos, metas e investimentos futuros. Os apontamentos do plano de negócio são essenciais no momento de analisar uma empresa, sendo que uma das principais técnicas de valuation, o de Fluxo de Caixa Descontado, leva em conta os recursos que podem ser aplicados e que irão trazer retornos financeiros positivos. O plano de negócios também é indispensável no momento de solicitar crédito nas instituições financeiras, como destacado em “Como conseguir dinheiro para uma empresa?”.Bônus: quer saber mais sobre Plano de Negócios?
No Portal de Atendimento, você encontra a ferramenta Plano de Negócios, que facilita a realização desse processo para os empreendedores. Também recomendamos a leitura dos eBooks gratuitos: Planejamento Estratégico: Da teoria à prática, O que sua empresa quer ser quando crescer? e Mercado e vendas: melhores estratégias.Pré-valuation e Pós-valuation}
Como é feito o cálculo do valuation? Como falamos anteriormente, é preciso ter o controle financeiro e contábil de um negócio, junto com análises de mercado e do segmento, para chegar ao valor de uma empresa. Saber o preço de um negócio é importante em transações financeiras, captação de recursos e para momentos de venda ou fusão de empreendimentos. Mas antes de sair colocando números na calculadora, conheça a diferença entre os termos usados por investidores:- Pré-valuation (ou premoney): se refere ao valor do empreendimento antes de receber recursos, ser fundido com outra organização ou ainda ser vendido. Para calcular esse valor podem ser aplicados diferentes métodos pelos gestores do negócio ou profissionais especializados (como será explicado adiante).
- Pós-valuation (ou postmoney): valor da empresa somado ao montante aplicado no negócio por investidores, sócios ou ainda por instituições financeiras.
Técnicas de Valuation: aprenda a calcular o valor da sua empresa
No livro “Venture Deals”, do autor Brad Feld, são apresentados vários fatores para comprar ou vender uma empresa. Entre os aspectos avaliados estão:- o preço da instituição;
- chances de liquidação (após a compra);
- riscos do mercado;
- outros elementos que são decisivos no momento de escolher uma organização para receber recursos.
Fluxo de Caixa Descontado
No post Fluxo de caixa para MEI, apresentamos um dos principais artifícios usados na gestão financeira de empresas com foco para microempreendedores, mas que serve também para grandes e pequenos negócios. A partir do registro e análise das entradas e saídas de recursos do caixa de uma empresa, uma das principais técnicas de valuation pode ser aplicada. Trata-se do Fluxo de Caixa Descontado (FCD), onde com base no total do fluxo de caixa registrado durante um período, junto com outros fatores, são realizados cálculos para saber o preço de uma empresa. Esse processo é vantajoso por considerar diferentes aspectos, como riscos do mercado e futuros investimentos, que podem influenciar o crescimento e faturamento de uma instituição. No entanto, os gestores correm o risco de considerar subjetivamente muitos aspectos como as ameaças do segmento ou ainda projetar um cenário extremamente positivo para o negócio. Sobre fluxo de caixa, você pode se aprofundar mais nos cursos on-line Controles Financeiros e Gestão Financeira Empresarial. Há também capacitações presenciais, como os cursos de Gestão Financeira - Na Medida e o Pratique - Controles Financeiros.Outras técnicas de valuation
Além do Fluxo de Caixa Descontado (FDC), existem outras formas de calcular o valor de um negócio:- Valor Patrimonial Contábil: nesta técnica, o patrimônio líquido da empresa é avaliado a partir do cálculo da diferença entre os bens ativos e passivos da organização. Ou seja, é avaliado o balanço da instituição, com as subtração das dívidas do lucro total da empresa.
- Múltiplos de Mercado: por esta técnica, a empresa é comparada com outras instituições do mesmo segmento para saber o valor médio do negócio.