Use a logística como um diferencial competitivo
Investir na logística como um diferencial competitivo não é algo que somente as empresas de grande porte devem se preocupar.
Atuar de maneira eficiente, em um mercado que se transforma a cada dia, é muito importante também para os micro e pequenos empreendedores.
Portanto, para que se consiga o devido destaque, é fundamental realizar investimentos em processos logísticos que se deem com total qualidade.
Se você deseja saber mais sobre estes fundamentos, a fim de aplicá-los em seu negócio, continue lendo este post até o final!
Aqui será possível entender melhor como se dá a logística como diferencial competitivo!
Para quê utilizar processos logísticos?
Bem, a logística pode ser empregada nas micro e pequenas empresas para que diversos benefícios sejam obtidos.
Trabalhar com essa modalidade de maneira correta faz com que se consiga atender aos clientes adequadamente, além de ser possível garantir uma redução nos gastos, pois os processos se tornam otimizados.
E tudo isso faz com que seu negócio passe a ter grandes vantagens em relação às empresas concorrentes.
Além disso, outro grande benefício em apostar nos processos logísticos adequados, é permitir que se desenvolva métodos para produzir seus itens ou fornecer serviços atrativos aos clientes.
Portanto, como é possível compreender, a logística é uma área que vai além de simplesmente organizar os métodos de transporte de mercadorias e insumos.
Usando a logística para obter esse diferencial competitivo
Se você deseja aplicar os métodos logísticos em seu negócio para otimizar seus processos e obter melhores resultados, saiba que algumas simples estratégias podem fazer com que você chegue a esse objetivo.
Veja nos próximos tópicos.
Entenda seus processos
Para que se tenha êxito na implantação da logística como diferencial competitivo, é preciso que você entenda de fato seus processos.
Ou seja, é fundamental saber como eles funcionam, que resultados podem proporcionar e quais medidas ou ferramentas se apropriam das demais áreas da empresa.
Esse conhecimento permite que se identifique e corrija os possíveis gargalos, fortalecendo os pontos fortes do negócio e implantando-os em outros setores.
Para isso, você pode utilizar a ferramenta “mapeamento de fluxo de valor”, que detalha o fluxo, verificando quais atividades geram maior valor.
Assim, fica mais fácil organizá-lo e reestruturá-lo de modo a conseguir que se alinhe com as metas e objetivos do negócio, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Aposte na tecnologia
A cada dia, novas tecnologias surgem para deixar os processos logísticos ainda mais otimizados.
Isso permite que haja melhor controle e automatização de tudo e que os erros provenientes de processos manuais sejam evitados.
Isso garante que os clientes recebam produtos com maior qualidade e que os colaboradores possam se dedicar a outras tarefas dentro da empresa.
Procure terceirizar algumas atividades
Devido ao fato de necessitar de equipamentos de alto valor e também pela necessidade da mão-de-obra especializada, os custos logísticos passam a ser consideravelmente altos.
Assim, procurar por empresas que fazem a terceirização de determinadas atividades nesta área, pode fazer com que se ganhe diversos benefícios.
No entanto, esse passo deve ser tomado com cuidado, principalmente se você já contar com uma estrutura pronta e deseja migrá-la para a terceirização.
Neste caso, uma boa alternativa seria optar pela entrega de apenas uma parte dos processos, por exemplo, quando se transfere o estoque e armazenamento de itens para espaços alugados.
Outro exemplo seria a contratação de profissionais terceirizados para cuidar de tarefas mais simples como o empacotamento e carregamento dos produtos.
Utilize o planejamento preventivo
Outro grande fator que garante a logística como diferencial competitivo e gera inúmeros benefícios é utilizar o planejamento preventivo.
Essa ação permite que se tome atitudes antes de que variações de mercado ou que outras coisas possam acontecer.
Um bom exemplo disso está no fato de você tomar uma atitude antes de seu concorrente, permitindo que consiga maior destaque no nicho escolhido.
Além disso, trabalhar com a prevenção possibilita uma redução de gastos com possíveis falhas causadas pela falta de um planejamento estratégico.
Ou seja, o planejamento preventivo garante que as operações sejam mais assertivas, fazendo com que o negócio seja mais estável e ganhe confiança por parte dos clientes, independente das variações do mercado nacional.
Monitore seus indicadores de desempenho
Por fim, é muito importante monitorar seus indicadores de desempenho (KPI’s), os quais verificam se os processos estão gerando resultados que se enquadram no que foi planejado ou se estão fora deste contexto.
Com eles, o gestor consegue identificar possíveis gargalos, buscando soluções para que eles deixem de acontecer durante a realização dos processos.
Alguns dos KPI’s mais recomendados para a área logística são:
- tempo de ressuprimento: este tem relação com o tempo necessário para que o estoque seja reposto, desde a compra do produto até o momento que ele é recebido pela empresa;
- índice de extravios: representa a quantidade de produtos extraviados;
- índice de avarias: representa o volume de produtos danificados durante a entrega;
- nível de serviço de entregas: indica o volume de mercadorias entregues dentro do prazo determinado;
- giro dos estoques: verifica qual é o tempo necessário para que o depósito da empresa seja renovado.
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