Tudo que você precisa saber para turbinar a sua empresa de turismo
O turismo tem ganhado cada vez mais o coração dos brasileiros. Sair da rotina e pegar a estrada para conhecer novos lugares e culturas ou inserir uma nova língua no vocabulário, virou uma tendência fortíssima entre pessoas de diversas idades.
O Brasil, com seu território extenso e diverso, possui grande potencial para fazer do turismo um importante pilar de movimentação da economia e uma fonte de investimento no país. O Ministério do Turismo divulgou que ao longo de 2019, o setor avançou nas áreas de infraestrutura, conectividade e competitividade, contribuindo com o desenvolvimento do país.
Diversas medidas assertivas foram tomadas para que até 2022 o número de turistas que passam pelo Brasil seja dobrado. A isenção da emissão do visto para países como Canadá, Austrália, Estados Unidos e Japão, faz parte dessas medidas e contribuiu para que a entrada de turistas desses países aumentasse em 25%, em 2019.
As agências de turismo constituem parte relevante do setor, atuando como um elo entre fornecedores e consumidores. Na ampla cadeia produtiva do segmento, essas empresas estão na base - impactam diretamente o turismo com suas atividades e sentem as influências das mudanças de comportamento de consumo.
Perfil das agências de turismo
Para identificar o perfil das agências de turismo no Brasil, e compreender o contexto atual em que estão inseridas, o SIS Sebrae/SC realizou uma pesquisa com mais de 3 mil agências cadastradas no Cadastur - plataforma do Ministério do Turismo para cadastro de prestadores de serviços turísticos no Brasil.
No gráfico abaixo, você confere alguns números da pesquisa:
O setor de turismo, cada vez mais, direciona esforços para aperfeiçoar as experiências vivenciadas nas viagens. Obter conhecimento sobre a demanda, considerando hábitos e preferências dos turistas é um dos princípios norteadores para conquistar o sucesso nas vendas. Faça o download gratuito da pesquisa e confira outras informações estratégicas que podem ser utilizadas nos seus negócios!
A imagem do turismo catarinense
O setor é responsável por 10% da receita do estado, impulsionado por períodos de alta temporada, como é o caso do verão no litoral. Para se ter uma ideia, estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), mostra que no período de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, Santa Catarina recebeu 2,5 milhões de turistas, a maioria brasileiros, criando mais de 120 mil empregos e injetando R$ 10 bilhões na economia.
Para conhecer melhor os turistas que escolhem Santa Catarina como destino de viagem, o Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae/SC observou o comportamento dos viajantes e potenciais visitantes, por meio de suas publicações na rede social Instagram, relacionadas a viagens ao estado.
Os resultados foram surpreendentes e você já pode utilizá-los nas suas estratégias para essa temporada de final de ano. Faça o download gratuito agora!
Internet das coisas para conhecer os turistas
Procurando inspiração de negócio no setor de turismo? Conheça a Smart Tour, uma plataforma de implantação de Rotas Turísticas Inteligentes que usa a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para captar informações precisas sobre os visitantes e gerar relatórios a partir desses dados.
A ideia foi desenvolvida por Jucelha Borges de Carvalho e Marcio Almeida de Sousa, em 2017.
Em menos de dois anos de operação, a empresa já passou por programas de desenvolvimento e capacitação (Sinapse da Inovação e StartupSC, do Sebrae/SC), impactou cerca de 400 mil pessoas em um único projeto no litoral norte catarinense e ganhou destaque no 1º Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Conselho Nacional e o Ministério do Turismo, sendo uma das três finalistas na categoria Inovação Tecnológica.
Conheça mais sobre essa história de sucesso fazendo download do material completo.