Setores
Comércio varejista
07 nov. 2018
A transformação digital e suas oportunidades de mercado
A transformação digital mudou a forma como consumidores e marcas se comportam, vendem e se relacionam. No varejo não é diferente, pois novas tecnologias e ferramentas ajudam a alavancar resultados e explorar novas formas de se conectar com o seu consumidor, tanto em lojas físicas como em e-commerce.
O comércio varejista no Brasil
O varejo representa uma fatia importante para a economia do Brasil, sendo que 23,3% dos empregos gerados por aqui são nesse segmento. Além disso, em 2017, o consumo dos brasileiros no setor foi de R$ 4,18 trilhões. Em Santa Catarina, o segmento também apresenta bons resultados. Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE, foi contabilizado um aumento de 13,6% nas vendas do estado entre os meses de julho de 2017 a julho de 2018.Como a transformação digital pode potencializar o mercado varejista
O consumidor 3.0 busca muito mais do que um produto com bom preço. Na era da transformação digital, o atendimento personalizado, praticidade para escolher e receber o que comprou, além de facilidades na forma de pagamento são pontos importantes e que devem ser levados em consideração pelos empreendedores. Para atender às necessidades de seus clientes, você precisa conhece-los. É válido lançar mão de tecnologias que ajudem a traçar o perfil do seu público alvo, como a média de idade, quais produtos eles mais procuram, quais regiões estão concentrados, como preferem realizar suas compras (virtual ou presencialmente), o que esperam dos produtos que adquirem, entre outras informações relevantes. As principais vantagens do uso da tecnologia nesse setor são:- Customização de produtos;
- Atendimento rápido e direto;
- Segmentação de clientes.
- Oferecer exatamente o que o cliente procura;
- Vender produtos únicos e exclusivos;
- Mostrar ao cliente o que ele precisa.
- O varejo no Brasil;
- Varejo em Santa Catarina;
- Varejo tradicional X E-commerce;
- Comportamento do consumidor;
- Perfil do cliente de cada geração;
- Tecnologia no varejo;
- Multichannel e omnichannel;
- Como aplicar o conceito de omnichannel;
- Ações recomendadas.