Tendências de tecnologias para aprendizagem digital
A velocidade em que as coisas evoluem, leva a uma realidade de estilo de vida cada vez mais acelerado, rápido e com agregado de coisas a mais a se fazer. As pessoas têm cada vez mais responsabilidade e trabalho, e por consequência, menos tempo. Para acompanhar o ritmo acelerado e de transformação, as empresas precisam inovar e evoluir os serviços para atender essa demanda e se manterem competitivos no mercado.
E, uma das áreas que mais tem exigido transformação e inovação, é a de capacitação. Empreendedores e colaboradores não possuem o mesmo tempo de 10 anos atrás e necessitam de soluções eficientes que atendam suas necessidades de onde estiverem.
É fato que a educação digital e o ensino à distância já existem há muitos anos, mas é necessário oferecer muito mais que isso se quiser gerar a melhor experiência ao cliente.
A utilização de novas tecnologias aparece como uma tendência no mercado, que precisa se adequar às novas necessidades.
Continue lendo este artigo para saber como atender essa demanda e quais as tendências de tecnologias para aprendizagem digital!
Educação digital em números
Dados do INEP sugerem que pelo menos metade dos alunos matriculados em cursos de graduação, são na modalidade a distância. A flexibilidade e os baixos custos operacionais aparecem como grande vantagem do modelo.
Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e como consequência das restrições impostas pela Covid-19, o mercado de tecnologias digitais educativas, ou edtechs, cresceram em cinco meses o que estava previsto para 10 anos e aproximadamente 87% das empresas no Brasil buscaram por transformações digitais.
De acordo com as informações do setor divulgadas pelo Mapeamento Edtech 2022, o setor de educação brasileiro tem bastante representatividade no mercado das startups. Confira alguns números:
• Há atualmente 813 edtechs ativas no Brasil e 70% delas são voltadas para soluções direcionadas para empresas;
• A média de investimento que as edtechs receberam foi de R$ 1.316.116,50;
• elas empregam cerca de 13 pessoas;
• No mercado global de edtechs, está previsto um crescimento anual de 18% entre 2021 e 2025, que pode chegar à aos US$ 184,52 bilhões;
• As edtechs atuam principalmente em cursos livres, ensino básico, educação corporativa, ensino superior, idiomas e cursos preparatórios.
Tendências: novas tecnologias de aprendizado digital
Realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial e gamificação são algumas das novas tecnologias que podem revolucionar o mercado de educação. Conheça mais sobre cada uma delas:
Realidade aumentada
A realidade aumentada traz elementos virtuais para a realidade concreta. É uma tecnologia que permite a sobreposição de elementos virtuais, como imagens, sons e informações em um ambiente real. Na área educacional, há a possibilidade de realizar expedições digitais a lugares que já não existem mais, ou, criar vida às histórias, cálculos, tornar os exemplos mais reais.
Realidade virtual
A realidade virtual é a imersão total em um ambiente que existe apenas on-line e é possível com o uso de equipamentos como óculos e fones, que estimulam os sentidos à uma experiência de vida em outra dimensão.
A tecnologia pode ser usada para simular situações do mundo real, oferecer experiências imersivas e interativas, e permitir que os alunos criem os próprios ambientes virtuais.
Microlearning
O microlearning, que significa micro aprendizagem, é uma abordagem de aprendizado de curta duração, que busca facilitar o aprendizado das pessoas ao oferecer doses menores de conteúdos educacionais.
O conteúdo costuma ser oferecido online, por meio de palestras, vídeos ou aulas. Um tema macro é dividido em conteúdos menores, que são apresentados de maneira objetiva para facilitar o foco e a assimilação.
Inteligência Artificial (IA) aplicada à educação
Na área educacional, a Inteligência Artificial processa dados de maneira automatizada e tem a capacidade de entender o padrão de aprendizagem de cada aluno e suas individualidades. Dessa forma, consegue personalizar o aprendizado de acordo com a necessidade do estudante, com base em seu desempenho e habilidades. Ela pode ser aplicada através de chatbots para tirar dúvidas ou no desenvolvimento de sistemas de recomendação de conteúdo personalizados.
Gamificação
Através do gamification, ou gamificação, é possível ensinar as pessoas a aprimorarem processos e a simularem situações reais do cotidiano de vendas através de um jogo. O método envolve recursos, regras e estratégias tipicamente presentes em jogos para situações cotidianas de ensino, como, por exemplo, o ambiente da sala de aula, ou alguma necessidade específica corporativa. A gamificação proporciona diversos estímulos ao aprendizado, Permite a vivência de situações cotidianas, estimula a autoconfiança e outras competências, como: interatividade, criatividade, pensamento próprio, persistência, senso de urgência, competição saudável e disciplina.
Mobile Learning
A metodologia Mobile Learning utiliza dispositivos móveis para facilitar as interações, treinamentos e capacitações. Em empresas, se tornou uma ferramenta de rápido desenvolvimento para treinamento e desenvolvimento corporativo, com a possibilidade de alcançar e envolver a força de trabalho de maneiras práticas e eficientes.
Os cursos feitos para WhatsApp são um exemplo dessa metodologia.
Vantagens da capacitação digital para as empresas
• Diminuição de custos;
• Maior adaptabilidade;
• Formação continuada;
• Aprimoramento de habilidades;
• Engajamento;
• Flexibilidade;
• Permanência de colaboradores;
• Motivação;
• Imediatismo.
Dicas para quem quer começar a empreender com educação digital
Assim como empresas podem se beneficiar através da educação digital, empreenderores podem buscar oportunidades de negócios nessa área. O mundo digital é e continuará por muito tempo, sendo um mercado promissor a ser explorado.
Se você deseja conferir dicas para começar a empreender nesse mercado, clique aqui e baixe o Relatório de Inteligência do Sebrae/SC. Confira também o Observatório de Negócios e fique por dentro de todas as tendências do setor.
O Sebrae acompanha as evoluções tecnológicas e está atento às transformações digitais. No portal há um espaço onde são oferecidos cursos gratuitos via WhatsApp, voltados para quem pretende empreender ou para quem já tem o próprio negócio e deseja ampliar os conhecimentos. Há ainda diversas outras soluções que trazem muito conhecimento para a gestão de empresas.