Sustentabilidade Empresarial em tempos de crise
Em tempos de crise, é essencial encontrar alternativas para se manter competitivo, e a implementação de medidas e soluções focadas em sustentabilidade empresarial pode ser uma boa saída.
Práticas de sustentabilidade vão desde ações voltadas ao cuidado com o meio ambiente como a redução do uso de papel, energia elétrica ou água; passando pela implementação de rotinas que otimizem processos e ajudem na redução do desperdício de recursos; até estratégias para garantir a segurança das equipes evitando risco de insalubridade, por exemplo.
Neste post, você verá alguns pontos que podem ser analisados para estar em dia com as exigências legais a respeito de sustentabilidade empresarial, e ainda ajudar a fortalecer a sua empresa e até proporcionar uma redução de custos.
Água, ar e solo
Dentro dos critérios de meio ambiente para obter sustentabilidade empresarial, cuidar dos recursos naturais que você utiliza no dia a dia do seu negócio é muito importante. Algumas das ações que podem ser feitas dizem respeito à análise das características do local geográfico e do contexto atual da empresa na gestão dos recursos naturais. Algumas das ações são:
- análise para implantação de sistemas sustentáveis de irrigação;
- verificação de condições para captação e reutilização de água da chuva;
- avaliação de índices de emissão atmosférica de gases de efeito estufa;
- escolha de alternativas para melhor gestão dos recursos hídricos disponíveis;
- análise dos impactos de um plano de recuperação de áreas degradadas.
Resíduos
No caso dos resíduos, o ponto mais importante que se deve pensar, do ponto de vista de adequação das empresas, é no descarte correto dentro das normativas. Existem diversos planos para reaproveitamento do lixo gerado, seja ele orgânico ou reciclável. Alguns aspectos que podem ser levados em consideração sob o ponto de vista dos resíduos:
- contar com um plano de aproveitamento de resíduos orgânicos, como compostagens;
- desenvolver junto aos órgãos competentes um plano de gerenciamento de resíduos sólidos;
- manter em dia um projeto de fossas sépticas, pensando no saneamento e eliminação correta de resíduos orgânicos da sua empresa.
Eficiência energética
Eficiência energética influencia diretamente nas contas da empresa, motivo pelo qual sua busca se mostra tão relevante e presente no dia a dia dos empresários. Além de reduzir contas, ao buscar eficiência energética, você ainda ajuda a tornar a sua empresa mais sustentável. Para melhorar o consumo de energia na sua empresa, você pode pensar em soluções de:
- energia eólica;
- energia solar fotovoltaica;
- outras fontes alternativas que possam trazer melhor rendimento para o seu negócio, como biomassa, economia de energia em processos térmicos ou nos fornos, se você tiver uma indústria, por exemplo.
Saúde e Segurança no Trabalho
Um dos pontos mais críticos para os empresários de pequeno porte são os cuidados com os colaboradores. Uma série de normas devem ser cumpridas neste quesito, e as empresas que deixam passar uma ou mais delas, acabam sendo punidas durante fiscalizações, o que pode onerar as contas da empresa. Além disso, os cuidados com a saúde e segurança dos colaboradores garante maior produtividade e retenção de talentos. Pensando na saúde e segurança do trabalho, as empresas devem ter atenção especial a:
- condições das instalações do ambiente de trabalho;
- máquinas e equipamentos;
- substâncias inflamáveis;
- trabalho em altura;
- análises de ergonomia no trabalho;
- possíveis denúncias de insalubridade e periculosidade;
- ações previstas para combate a incêndio.
Gestão da sustentabilidade empresarial
A gestão da sustentabilidade empresarial envolve atividades burocráticas de análise e definição de planos de ação para colocar em prática todos os tópicos anteriores. Buscar licenciamento ambiental, cadastro ambiental rural, estudos para impacto da vizinhança e ter cuidados com as normas às quais o negócio precisa se adequar são algumas das atribuições da gestão de sustentabilidade. Além delas:
- realizar uma análise de impacto social e ambiental da instalação do negócio;
- definir requisitos ambientais e de saúde para relacionamento com fornecedores;
- criar planos para controle ambiental e para redução de desperdícios.
A importância de buscar uma consultoria em sustentabilidade
Além das práticas voltadas ao meio ambiente e a redução de consumo de recursos, pensar na responsabilidade social da sua empresa e na relação com as pessoas — tanto colaboradores, quanto fornecedores e clientes — também faz parte de um projeto para se tornar mais sustentável.
Se você curtiu a ideia e acredita que uma consultoria de sustentabilidade pode te ajudar, entre no site do Sebraetec e fale com os nossos consultores para maiores informações e orientações.
Acesse também esse Infográfico e saiba o Passo a passo para tornar sua empresa sustentável!