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01 nov. 2017
Salão de beleza: como inovar, atrair e fidelizar mais clientes
Um dos serviços mais tradicionais da sociedade, os salões de beleza brasileiros representam o terceiro maior mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC). Em 2016, no Brasil, havia 342 mil estabelecimentos registrados, sendo que 286 mil eram de microempreendedores individuais (MEI), que podem trabalhar tanto em um salão de beleza tradicional, quanto em casas, automóveis, festas infantis, eventos e onde mais forem solicitados. Além dos serviços básicos para cabelos, muitos estabelecimentos integram atividades como depilação, manicure/pedicure, design de sobrancelhas, massagens, maquiagem e outros.
Com tantos profissionais e serviços, inovar no setor de beleza é essencial para quem deseja atrair e fidelizar mais clientes. Seja pela comodidade do ambiente, pela localização do estabelecimento ou por serviços diferenciados, os gerentes de salões de beleza precisam investir no aperfeiçoamento dos negócios.
Não se trata apenas de mais uma tendência, mas de uma realidade em que muitos salões têm crescido e faturado milhões com clientes cada vez mais exigentes, que mais do que o corte de cabelo ou uma unha decorada e sobrancelha definida, buscam novas experiências de serviços.
Quem ainda não tem um estabelecimento e pensa em investir no segmento, os passos para abrir um salão de beleza são os mesmos de outros empreendimentos: definição de uma ideia de negócio, pesquisa e análise de mercado, escolha de serviços, busca por fornecedores, criação da marca e pontos que integram o desenvolvimento de um plano de negócio.
É importante que os empreendedores avaliem modelos diferentes de serviços e considerem a concorrência. Para que uma nova empresa possa sobreviver e obter o reconhecimento do mercado terá que encontrar meios de se diferenciar das demais. O mesmo vale para os empreendimentos já estabelecidos: sem inovações, os salões de beleza tendem a perder clientes e recursos.
Um ação prática, mas que ainda não é muito explorada pelos gestores do setor, é o uso de redes sociais e a produção de conteúdo na internet. Embora, algumas marcas tenham perfis e publiquem fotos dos clientes, o potencial de tais ferramentas é muito maior se utilizado adequadamente.
No curso gratuito e online de Marketing Digital - Relacionamento com Clientes Atuais e Potenciais, são abordados alguns aspectos sobre a gestão de mídias sociais e outras ferramentas online que podem ser usadas para atrair mais clientes para a empresa.
Abaixo listamos outras formas de inovar, atrair e fidelizar mais clientes nos salões de beleza: