Saiba como e por que você deve ser criativo no seu negócio
A criatividade e inovação precisam andar lado a lado para que uma empresa tenha sucesso comercial. Um negócio criativo tem muito mais chances de se manter no mercado, justamente por oferecer novas soluções aos clientes e aos próprios processos.
Para te ajudar a ser criativo no seu negócio e esclarecer mais sobre a importância da criatividade, preparamos um artigo com diversos tópicos sobre este assunto.
O que é criatividade
A criatividade é o potencial que a mente humana tem em conceber novas ideias. É a capacidade de um indivíduo imaginar, criar ou produzir algo inédito. Ser criativo é ser inovador, diferente, ter ideias revolucionárias.
Por que você deve ser criativo no seu negócio?
Empreendedores sempre buscam formas de melhorar o negócio, esperando um melhor desempenho e resultado. E, seja a partir de novas maneiras de resolver problemas, formas de aumentar a produtividade, ou dar um passo à frente da concorrência, a criatividade e a inovação precisam fazer parte destas mudanças.
A seguir, elencamos por que deve existir a criatividade no ambiente de trabalho:
1. Soluções inovadoras
Muitas vezes o negócio pode passar por problemas difíceis de resolver, e a criatividade pode ser uma grande aliada no momento de criar soluções inovadoras para vencer esses desafios. Sem criatividade não existe o desenvolvimento de soluções novas e inovadoras para o seu negócio.
2. Aumento da produtividade
A criatividade pode criar maneiras melhores de realizar os processos da sua empresa, como: facilitar processos complicados, cortar ações que não funcionam, implantar fluxos de trabalho, aproveitar o potencial criativo da sua equipe, e ao mesmo tempo, estimular e dar liberdade para que eles sugiram ideias criativas para o negócio.
3. Valorização da equipe
A partir do momento que você dá aos colaboradores a oportunidade de criação, sua equipe se sente mais valorizada. Engajar a equipe nas estratégias da sua empresa, é uma forma de reconhecimento e pode trazer grandes benefícios ao negócio. Além disso, com uma comunicação aberta entre gestão e colaboradores, há mais chances de resolver conflitos e problemas facilmente.
4. Se manter no mercado
A criatividade é essencial para manter qualquer empresa no mercado. Seja para melhoria de processos, agregar qualidade ao produto ou trazer soluções inovadoras, empresas criativas que se atualizam e se reinventam, estão sempre um passo à frente da concorrência, justamente por mostrarem interesse em trazer coisas novas ao cliente e processos facilitados à equipe.
Como ser criativo no seu negócio
A criatividade pode ser desenvolvida e aprimorada com o tempo, com foco e determinação para estimulá-la. Separamos alguns pontos que podem lhe ajudar a ser criativo no mundo dos negócios. Confira:
1. Dê tempo às ideias
Deixe suas ideias “germinarem”, dê pausas. Esse é um costume de artistas, escritores e outros profissionais que vivem pela criatividade. Não force um momento criativo. Se você não está tendo ideias aproveitáveis em determinado momento, dê um tempo, mude de ambiente, tome um café. Ao mudar o seu cérebro para outro lugar, ele pode voltar ao local de criação com ideias inovadoras e criativas. Isso contribuirá muito para desenvolver mais o seu lado criativo.
2. Permita-se ter novas experiências
Quanto mais você tiver novas experiências, mais chances terá de criar algo. Novas experiências inspiram e incentivam a mente a criar ideias. Nutra sua mente com coisas que possam te inspirar, como livros, músicas favoritas, filmes com histórias motivadoras, entre outras que possam te ajudar.
3. Tire as ideias do papel
Invente ideias e depois pare! Se você criar uma ideia que sabe que será boa para o seu negócio: implante-a. Não adianta ter diversas ideias e não as tirar do papel. Isso não tem validade para sua empresa.
4. Permita a criatividade da sua equipe
Monte uma equipe comprometida a criar algo diferente. Seja o facilitador no processo de utilizar a criatividade para inovar e permita que seus colaboradores tenham liberdade para expor ideias e criar coisas novas. Estimule o uso da inovação e da criatividade em todos os processos do seu negócio que precisam de mais atenção.
5. Simplifique as atividades
Como citamos anteriormente, simplificar algumas etapas também é crucial para ter sucesso no seu negócio. Elimine as complicações diárias recorrentes, seja na realização de atividades acumuladas, ou na organização de algum setor, cada ação que visa a simplificação de etapas, é muito útil para o progresso da sua empresa. Com a simplicidade nos processos, a chance de acertar é muito maior.
6. Conhecimento nunca é demais
Quanto mais você estudar, se atualizar e ler, mais chances terá de se tornar criativo no negócio. A cada novo conhecimento, há uma infinidade de novas oportunidades de criar.
Procure estudar coisas novas, mas aprender também com a história. A história pode ensinar através de exemplos de outras pessoas, de ideias que foram muito bem-sucedidas no mundo dos negócios e que podem ser facilmente implantadas no seu.
7. Seja um observador
Deixe todas as suas atividades de lado por alguns minutos e faça o papel de observador do seu negócio. Essa observação pode encontrar problemas que devem ser simplificados ou te ajudar a criar soluções criativas que agregarão mais valor aos processos.
8. Saia da zona de conforto
Se exponha a pequenos desafios diários que te tirem da rotina habitual. Sair da zona de conforto exige que nossa mente se esforce mais para realizar os desafios. Desafie-se diariamente a tentar algo novo. Isso ajudará sua mente a ficar mais aberta a novas ideias.
9. Adote o brainstorming na equipe
Esta é uma técnica bastante popular nas empresas pela eficiência. O brainstorming seria um método alternativo para solucionar problemas específicos, criar produtos ou serviços e gerar uma grande quantidade de ideias. A técnica defende que é mais fácil que um grupo encontre a solução que a empresa procura, através da troca de ideias e reflexões.
Pense no tema com antecedência, reúna a equipe e deixe que todos tragam ideias e possíveis soluções. Depois, organize as ideias que têm chance de funcionar e defina um planejamento para colocá-las em prática.
Nós oferecemos diversos materiais gratuitos que podem ajudar você a ser mais criativo no seu negócio. São ebooks, cursos, artigos de blog e uma infinidade de outras opções para manter você atualizado e antenado no mercado.
Referência para desenvolvimento do texto: Rock Content